• Fabinho Pereira

CROSSFITnews | Como funciona o treino?


Já falamos um pouco sobre a história do Crossfit, agora vamos queimar bastante calorias e entender um pouco como funciona o treino e a sua dinâmica. A princípio o Crossfit é dividido em três partes principais, aquecimento/preparação de movimento, técnica/força e condicionamento metabólico (WOD), por este motivo que o Crossfit é considerado um dos mais completos exercícios físico que temos hoje, isso sem querer puxar sardinha, mas devido a sua grande variedade de movimentos e exercícios que nos dá uma variedade imensa de treinos que dificilmente se repetirão no dia a dia. 

Agora dando uma corrida de volta para as características principais que dividem o treino de Crossfit, falando sobre o aquecimento e a parte inicial que consiste em rounds que irão aquecer e preparar o físico dos atletas para as atividades que virão, essa parte do treino é muito importante, pois na maioria das vezes está ligado ao resto do treino, e começa a estimular o corpo para os movimentos que serão realizados ajudando dessa forma a evitar lesões, o tempo médio do aquecimento é de 5 a 10 minutos. Técnica é a segunda parte do treino, um tipo de exercício específico é ensinado e aprimorado através da evolução a certos movimentos que irão conduzir ao aluno a realização correta e completa do exercício desejado, nesta parte do treino o professor ou coach observa o aluno e faz as correções necessárias na movimentação e na técnica do aluno, e isso é feito de uma forma bem individual, respeitando sempre os aspectos físicos e psíquicos de cada um! Porque ninguém é igual e cada um tem a necessidade de se superar a cada dia e seus limites precisam e devem ser respeitados. O tempo médio da técnica é de 20 a 40 minutos que irá variar com as demais partes do treino. Por último e não menos importante temos o famoso condicionamento metabólico ou mais conhecido pela abreviação de WOD (WorkoutOfthe Day) treino do dia, esta é a parte mais frenética do treino (Crossfit na veia!) e pode ser último literalmente, to brincando (to não!)! É uma série de exercícios separados pelo professor ou coach que irão elevar seu cardiorrespiratório lá nas nuvens, aonde o atleta terá que ter um tempo pré-determinado para concluir uma série de exercícios, aí quem terminar em menos tempo melhor ou terá um tempo para realizar a maior quantidade de um tipo de exercício ou uma série deles, quando estamos no meio do WOD é que verificamos como é importante o uso adequado da técnica correta, pois vai ajudar a minimizar o desgaste físico e otimizar a performance do atleta. 

Uma aula de Crossfit tem a duração média de uma hora e o lugar aonde o treino é realizado chamamos de Box, e temos uma série de materiais e equipamentos que são utilizados para deixar a brincadeira bem completa, falaremos um pouco mais sobre cada um desses itens mais a frente #ficaadica! Treine num Box aonde você vai se sentir bem e motivado, mas não se esqueça de verificar se o local tem as autorizações necessárias e é filiado ao Crossfit, pois não é uma garantia, mas diminui a possibilidade de você se deparar com profissionais mal preparados.

DIGA NÃO A PIRATARIA! E aí, suou? Só estamos começando...

Fabinho Pereira é empresário, estudante do 2º período de Educação Física e atleta de Crossfit há 2 anos. WhatsApp: (21) 96467-2111 Facebook: /SansaoFitness Instagram: sansao_fitness YouTube: Sansão Fitness E-mail: sansaofitness@hotmail.com

#Crossfit

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