• Andressa Gonçalves - Estudante de Design de

Projeto Pelo Rio visita Cidade das Artes


As luzes são apagadas e com ela a música começa, uma bem conhecida pelo público, a qual muitos filmes e seriados já utilizaram. A estação vigente é o outono, mas ela nos traz à primavera.

Uma melodia doce, suave e ao mesmo tempo forte, nos remete a uma brisa agradável, ao canto dos pássaros, à luz do sol e à euforia da primavera, onde o clima é ameno e as flores nos recebem.

E foi justamente por este concerto, Primavera, da obra As Quatro Estações de Antonio Vivaldi, que começou a apresentação da Orquestra Sinfônica da Petrobrás ontem (06), durante sua performance na Grande Sala da Cidade das Artes para o Projeto Pelo Rio.

Tendo início pontualmente às 11h, o evento contou com grande público. A plateia ficou praticamente lotada e a casa precisou disponibilizar também os camarotes do primeiro e segundo andar para comportar a todos com conforto.

Composta pelas quatro estações e também partes da obra: Primavera, Verão, Outono e Inverno, a apresentação foi belíssima e educativa; durante o intervalo entre uma e outra, enquanto um novo solista assumia o posto, o carismático regente Paulo Bosísio lia algumas anotações do próprio Vivaldi acerca da obra e explicava ao público o que concerto queria representar e em quê eram inspirados, como, por exemplo, no vídeo abaixo, onde durante a peça Outono, ele diz que Vivaldi queria representar neste trecho uma colheita que havia sido boa e que, por isso, homens comemoravam, bebendo muito vinho:

Suas explicações irreverentes divertiram adultos e crianças e tornaram a obra, como um todo, mais acessível a todo o público. Um programa imperdível para toda a família.

O projeto Pelo Rio, ocorre todos os anos e visa levar a música clássica, de forma gratuita, por diversas partes do rio. A cada ano, uma obra diferente é escolhida e apresentada. Neste ano foi As Quatro Estações, de Vivaldi, tendo Gustavo Menezes como solista em “A Primavera”, Fernando Pereira em “O Verão”, Daniel Albuquerque em “O Outono” e Tomaz Soarez em “O Inverno”. Tudo sob regência do majestoso Paulo Bosísio.

Se você perdeu as apresentações anteriores do projeto, não se preocupe, ele durará por todo o ano. As próximas datas de seu circuito serão nos dias 02 e 03 de junho, com locais ainda não divulgados. Para mais informações sobre as apresentações da Orquestra Sinfônica da Petrobrás, acesse: http://petrobrasinfonica.com.br/concertos/

Nota sobre o compositor:

Antonio Lucio Vivaldi, mais conhecido simplesmente por Vivaldi, nasceu em 1678. Foi um grande músico, compositor e padre italiano, responsável pela composição de mais de 450 concertos, 46 óperas dentre muitas outras obras. Sua peça mais conhecida é As Quatro Estações.

#CidadedasArtes

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil