Buscar
  • Alexandre Madruga

Cidade das Artes recebe Fashion Revolution Week


A Cidade das Artes recebe, no dia 27, a partir das 14h, o Fashion Revolution Week, movimento internacional que busca aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo. O evento, através de atividades interativas, questiona a aplicação verdadeira dos nossos valores no consumo e no descarte das roupas.

O objetivo é entender o que existe por trás das escolhas diárias do real impacto da moda no mundo e na vida das pessoas. A entrada é franca.

O Fashion Revolution Week e um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, deixando 1.133 mortos e 2.500 feridos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

14h Local: Restaurante

Estiloterapia, da roupa para dentro por Mariana Innuzzi | A expressão da identidade individual, o corpo como núcleo desse processo e a roupa como linguagem.

16h Local: Restaurante

Tingimento natural, experiências sensoriais por Studio Trinca | Um elemento da natureza, a cúrcuma, será o ponto de partida para a reflexão e a prática do processo.

Painel 18h Bate-papo Local: Sala de Ensaio 3

2018, o que é um estilo de vida consciente? Um diálogo entre a moda e a sustentabilidade.

A jornalista Manoela Castro recebe para um bate-papo:

Mariana Iannuzzi [psicóloga e desenvolvedora da estiloterapia]

Fabiola Trinca [artista têxtil e idealizadora do Studio Trinca]

Fernanda Cubianco [jornalista a frente do projeto Bota para Girar]

Manuella Antunes [engenheira têxtil e consultora de moda]

Patrícia Sant'ana [designer e coordenadora do Fashion Revolution no Rio]

Júlia Bedolo [co-fundadora da Mais Alma]

Filmes Documentários 14:30h - The True Cost Local: Sala de Ensaio 3

É uma história sobre roupas. É sobre as roupas que vestimos, as pessoas que as fazem e o impacto que a indústria está tendo em nosso mundo. O preço das roupas tem diminuído há décadas, enquanto os custos humanos e ambientais cresceram dramaticamente. The True Cost é um documentário inovador que mostra a história não contada e nos faz pensar quem realmente paga o preço de nossas roupas?

Filmado em vários países, das mais famosas passarelas às mais escuras favelas, com entrevistas com os principais influenciadores do mundo, incluindo Stella McCartney, Lívia Firth e Vandana Shiva, o The True Cost é um projeto inédito que nos convida a abrir os olhos e enxergar o que tem por trás de nossas roupas.

https://truecostmovie.com

16:30h - River Blue Local: Sala de Ensaio 3

A moda pode salvar o planeta? Através da consciência, nós evoluímos.

Seguindo o conservacionista internacional, Mark Ângelo, o RIVERBLUE atravessa o mundo para se infiltrar em uma das indústrias mais poluidoras do mundo, a moda. Narrado pelo defensor da água limpa Jason Priestley, este documentário inovador examina a destruição de nossos rios, seu efeito sobre a humanidade e as soluções que inspiram a esperança por um futuro sustentável.

Por meio de processos agressivos de fabricação de produtos químicos e do descarte irresponsável de resíduos químicos tóxicos, um dos nossos produtos icônicos favoritos, o jeans, destruiu rios e impactou a vida de pessoas que contam com esses canais para sua sobrevivência. O RIVERBLUE traz consciência para a destruição de alguns dos rios mais vitais do mundo através da fabricação de nossas roupas, mas também traz mudanças significativas na indústria têxtil que podem fazer a diferença.

#CidadedasArtes #FashionRevolutionWeek

6 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil