Buscar
  • Drª Dolores Silva - Pediatra

PEDIATRIAnews | Conjuntivites


Estamos em pleno surto de conjuntivite na cidade do Rio de Janeiro, e alguns cuidados são fundamentais para evitar essa doença tão incômoda, em você e nos seus filhos.

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana que recobre os olhos e a parte interna das pálpebras. Essa inflamação pode ser devida a inúmeras causas, mas os casos de surtos e epidemias se relacionam mais comumente aos vírus e bactérias.

Os sintomas mais comuns incluem secreção ocular (purulenta ou não) principalmente no despertar, coceira, inchaço das pálpebras, queimação ou sensação de areia nos olhos e incômodo ao se expor a ambientes iluminados. Crianças pequenas podem não se queixar de coceira ou queimação nos olhos, mas podem apresentar irritabilidade aumentada. Nas conjuntivites virais, sintomas gripais podem preceder ou serem concomitantes com os sintomas oculares.

Todos os casos suspeitos de conjuntivite devem ser avaliados por médico, preferencialmente por oftalmologista, para melhor avaliação de complicações graves de conjuntivite infecciosa e de outros diagnósticos. O tratamento depende do agente causador e será orientado pelo médico.

Para alívio inicial dos sintomas, estão indicadas compressas de soro fisiológico e colírios lubrificantes (as famosas lágrimas artificiais). Colírios com antibióticos e/ou anti-inflamatórios devem ser utilizados apenas quando indicados pelo profissional médico. O auso de óculos escuros também alivia os sintomas.

A melhor maneira de controle das conjuntivites infecciosas é com as medidas de prevenção. As crianças não devem frequentar creches e escolas durante o período de sintomas, pois a doença é altamente contagiosa. Os pais e crianças devem lavar as mãos sempre que houver contato com o olho ou secreções oculares e o álcool gel deve ser usado rotineiramente para higiene das mãos. Não frequentar piscinas durante os sintomas. Evite compartilhar artigos de uso pessoal, como óculos e toalhas.

Referências: Silverman, MA. Acuteconjutivitis. Disponível em https://emedicine.medscape.com/article/797874-overview#a11. Acesso em 18/03/2018.

#Pediatria #Conjuntivite

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil