top of page
  • Josi̊ Sàldanha - Numeróloga Cabalista

HOLÍSTICOnews | O poder curador do abraço


Eu estava meditando sobre qual tema abordaria nessa semana. Nem pensei por muito tempo e uma frase “saltou” em minha mente, por escrito e “audível”: “O abraço. Fale sobre o abraço”.

Uma forma muito comum de cumprimentarmos uns aos outros é o abraço. Nem todos os povos têm esse hábito e mesmo aqui, no Brasil, nem todas as pessoas têm o hábito de cumprimentar com um abraço.

Mais que um cumprimento, o abraço pode ser terapêutico, trazendo sensações de bem-estar, conforto, aceitação etc.

De acordo com pesquisas na área médica, quando o abraço tem duração de aproximadamente 30 segundos, provoca um efeito benéfico, curativo, no corpo e na mente. Quando abraçamos outra pessoa ou mesmo nosso animal de estimação, aproximadamente no vigésimo segundo já começam a acontecer diversas reações bioquímicas nos cérebros dos que estão se abraçando. A reação mais importante é a liberação de um hormônio chamado ocitocina ou oxitocina, que vulgarmente é conhecido como o “hormônio do amor”, “hormônio do abraço”, “hormônio dos vínculos emocionais”.

Esse hormônio é produzido pelo hipotálamo (uma parte do nosso cérebro, considerada o centro de controle da maioria dos hormônios). Dentre outras coisas, o hormônio oxitocina é responsável por desenvolver o apego e a empatia entre as pessoas e reduzir nossa sensibilidade ao medo do desconhecido.

O ato de abraçar também nos faz liberar endorfinas, os mesmos hormônios que são os liberados após exercícios físicos e que dão uma grande sensação de bem-estar. E não para por aí: a ação da oxitocina diminui a pressão arterial e desacelera os batimentos cardíacos e também diminui os níveis do hormônio cortisol, que é o responsável pelo estresse.

Há vários “tipos” de abraço: ele pode ser um rápido gesto formal de cumprimento, com pouco contato e os conhecidos tapinhas nas costas; pode ser apenas colocar as mãos nos ombros apenas para fazer um “suporte” para que se dê os tradicionais beijinhos no rosto; pode ser aquele “abraço de homem” (onde apenas um dos ombros encosta no do outro), dentre outros. Entretanto, o abraço que realmente tem o poder de curar sensações ruins é aquele prolongado, afetuoso, dado com a alma, sem medo, sem receio de incomodar, mas pleno de afeto, que dá a sensação de aceitação, conforto, felicidade, plenitude e outras sensações positivas.

Existe uma troca energética muito forte e profunda com o abraço que é dado na intenção de gratidão, afeto, amor, empatia, solidariedade. Ele pode não curar o estresse de uma pessoa, já que a causa pode ser o convívio familiar, o trabalho etc, mas no momento em que é dado, traz um grande alívio e sensação de bem-estar a quem passa por problemas. O abraço também transmite e amplia o sentimento de gratidão.

Todavia, existem pessoas que sentem dificuldade em lidar com esse gesto de carinho. É como se elas criassem ao redor de si mesmas uma bolha, um arco de proteção imaginários. Alguns chegam a ter realmente medo de abraçar, o que já é um caso de transtorno e que precisa ser tratado não apenas com terapias, mas também com medicina convencional, pois o medo do contato os torna introvertidos e reservados excessivamente. Precisamos ter sensibilidade e respeitar os limites dos nossos irmãos e não sair por aí querendo forçar todo mundo a se abraçar!

O psicanalista Geraldo Caldeira (Belo Horizonte/MG), conta um caso interessante: um cliente foi atendido emergencialmente por seu psicanalista. Quando foi prescrever a medicação, o médico colocou a sua mão esquerda no ombro direito do paciente e escreveu a receita com a mão direita, que ficou livre. Quando teve que retornar ao consultório, aquele paciente contou que aquele gesto do médico foi sentido por ele como se fosse um abraço e que isso, para ele, foi o fato mais importante daquele atendimento emergencial (fonte: https://goo.gl/5uk4sE). Essa história nos dá uma pequena dimensão da importância de um abraço!

Existe até a Terapia do Abraço. Crianças autistas apresentam um bom resultado quando tratadas com a terapia do abraço, que é uma forma codificada de abraçar terapeuticamente. Michele Zappella, psiquiatra italiano, diz que a terapia do abraço visa reduzir o isolamento social, desenvolver laços de união e aumentar a comunicação entre as pessoas. Ele testou a terapia do abraço em 50 crianças autistas, com idade entre 3 a 15 anos, juntamente com suas famílias e os resultados foram os seguintes: 12% dessas crianças se normalizaram após 2 anos de tratamento; 18% delas perderam o comportamento autístico; 44% tiveram progressos considerados moderados e 26% não obtiveram resultados (fonte: https://goo.gl/5uk4sE).

Mas o abraço sempre precisa ser desejado e compartilhado, para não causar constrangimento, mal-estar etc. Particularmente, prefiro cumprimentar meus clientes (e a maioria das outras pessoas que eu cumprimento) com um afetuoso abraço, com muita troca de energia, que com um simples aperto de mão. Mas, respeitando a individualidade de cada um, o local e o momento, também cumprimento com aperto de mão, com mão nos ombros e um ou dois beijinhos no rosto... O importante é que todos se sintam bem, que o gesto seja verdadeiro, provido de fraternidade, empatia, calor humano. Abraçar por abraçar, não resolve muita coisa. Precisa haver “ágape”, o amor fraterno (leia meu artigo sobre o amor em https://goo.gl/5cZGuQ).

Um grande e afetuoso abraço em todos vocês!

Namastê!

Josi̊ Sàldanha é Numeróloga Cabalista, formada pela ABNC – Academia Brasileira de Numerologia Cabalística, Terapeuta Psicopedagoga Holística, em várias especialidades, afiliada à ABRATH – Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos, Pedagoga formada pela UERJ, Teóloga especialista em Ciências da Religião pela UNESA, Sacerdotisa há 15 anos, com dois livros publicados na área de Teologia.

Telefones Oi: (21) 3357-7399 e 98464-4568

Whatsapp e celular Claro: 99232-4887

www.josisaldanha.com.br

contato@josisaldanha.com.br

www.facebook.com/josisaldanhanumerologa

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page