top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Domingo teve aulão de culinária no Galpão Comunitário


Doceitas, confeiteiras, especialistas em doces. Essas foram as futuras profissionais que compareceram ao projeto “Confeitando Vidas”, que foi realizado com apoio da Associação de Moradores de Sulacap (Amisul), durante todo o último domingo (11) no Galpão Comunitário. Dezenas de alunas compareceram no evento idealizado por Luciana Lisboa, moradora do bairro que é formada em confeitaria pelo Senac.

- A ideia foi apresentar o ramo da confeitaria as pessoas, mostrando o grande potencial desse nicho gastronômico. Dessa forma quem sabe podemos ajudar uma ideia de negócio a se tornar realidade. – afirmou a presidente da Amisul, Renata Almeida.

As aulas ministradas foram de Naked Cake (Professora Alessandra Oliveira), Ovos de Páscoa (Profª Luciana Lisboa), Cálculo de Venda, Marketing e Clientes (Profª Bárbara Oliveira) e Biscoitos Decorados (Profª Renata Tannuri - na foto). Assim, o evento foi repleto de trocas de conhecimento com alunas interessadas e participativas. As profissionais envolvidas trouxeram materiais e disposição em colaborar.

- Não sou moradora de Sulacap, mas fiquei muito feliz e honrada em poder participar do primeiro de muitos cursos que teremos no Galpão Comunitário da Amisul. O dia foi maravilhoso, produtivo e de adquirir um pouco mais de conhecimento. – disse a aluna Luziana Casado, Auxiliar administrativo, 33 anos, moradora de Magalhães Bastos.

A alegria também tomou conta daquelas que vieram ensinar de forma gratuita, já que o ingresso cobrado foi um quilo de alimentos não-perecíveis. Foram arrecadados dezenas de quilos, mas a satisfação não ficou somente do lado dos alunos.

- Final de semana agitado, mas quando comecei dar aula, o cansaço sumiu e eu voltei para casa renovada, com uma energia maravilhosa. Fui para doar e recebi. Só tenho que agradecer a oportunidade e dizer que juntos podemos transformar vidas. – sentenciou a professora Renata Rosa Tannuri, 44 anos, Cake designer formada pelo Senac, Cursos da Wilton e de Aperfeiçoamento na Área da Confeitaria.

O evento num final de semana no Galpão Comunitário é uma inovação que faz parte da nova gestão. Para Renata Almeida, a Amisul é a responsável pela gestão do complexo, que deve dar aos moradores alternativas como eventos culturais, cursos e outras atividades, com projetos sérios para beneficiar a comunidade, como o “Confeitando Vidas” que é de moradora do bairro.

O QUE É O PROJETO

Segundo Luciana Lisboa, o projeto “Confeitando Vidas” nasceu de uma vontade de reunir pessoas ligadas á gastronomia, de nomes conhecidos e reconhecidos pelo seu trabalho no mercado, além de tudo,que pudessem levar um pouco do conhecimento que adquiriram ao longo de suas vidas como profissionais. Um projeto que visa troca de conhecimento e parcerias, já que muitas de nós fazemos trabalhos interligados . Alguns com bolos, outros com doces e alguns com papelaria por exemplo.Em tempos de crise e desemprego muitas mulheres estão procurando uma renda extra para ajudar em casa ou simplesmente porque querem dar o pontapé inicial na profissão .

- A ideia do projeto inicial já foi levado á antiga administração da AMISUL por 2 vezes, sendo vetado por acreditarem na época ser um projeto inviável por questões de espaço e equipamento. Porém, como atual presidente da AMISUL, Renata Almeida entendeu a importância e acolheu com muito carinho esse projeto. – ressaltou Luciana, informando que as pessoas envolvidas doaram tempo, trouxeram equipamentos, insumos e degustação para todos que vieram participar desse evento, ainda conseguiram que alunas trouxessem alimentos não perecíveis para que a AMISUL pudesse entregar aos assistidos pela própria associação.

O sucesso foi tão grande, que está sendo programando outra edição em breve e com novas parcerias para o próximo evento, com novos profissionais e com aulas voltadas para datas sazonais como dia das Mães.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page