top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Dia da Mulher: Prefeitura mantém calendário até o fim de março, com atividades em toda a cidade


Entre os eventos desta quinta, 8, um será em homenagem às servidoras que representam 75% do total da administração direta

A Prefeitura do Rio preparou uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Por determinação do prefeito Marcelo Crivella, ações promovidas por diversos órgãos municipais acontecerão durante todo o mês de março. São workshops, oficinas, ciclo de palestras, dia da beleza, shows de música, dança e teatro, exposições e muitas outras atividades. Com entrada franca ou preços diferenciados, há opções para todos os gostos para brindar as mulheres em todas as regiões.

- Este dia é tão importante que deveria ser celebrado durante um ano, mas um ano de Marte, que dura 687 dias. As mulheres são trabalhadoras, mães, esposas, companheiras, guerreiras. Cada vez mais temos em nossa sociedade mulheres chefes de família que fazem um esforço sobre-humano para manter seus lares. Lutam contra preconceitos e injustiças, muitas vezes exercendo a mesma função que um homem e ganhando salários menores. Infelizmente, as estatísticas mostram que a violência contra a mulher é uma mancha em nossa sociedade e deve ser combatida por todos. Neste dia tão especial, temos que homenagear a força, a garra e a sensibilidade da mulher - disse o prefeito Marcelo Crivella.

Entre os eventos especiais desta quinta-feira, dia 8, haverá uma série de ações que começam às 10h, no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), para homenagear as servidoras. Elas representam 75% do total dos 85.357 servidores da administração direta, trabalhando em todos os setores do município para levar serviços à cidade.

Cultura para todos na agenda da prefeitura Muitos dos 62 equipamentos culturais da Prefeitura estão com programação focada no universo feminino. Ao longo do mês, serão 54 eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. No Teatro Maria Clara Machado, na Gávea, Zona Sul, serão oito peças produzidas e encenadas por mulheres. No Centro, o Teatro Carlos Gomesterá três shows também só de mulheres, e ainda a exposição “ELAS por Cristina Granato”, com fotos de personalidades do mundo feminino como Fernanda Montenegro, Tônia Carrero e Dercy Gonçalves.

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca, Zona Norte, exibirá eventos que têm como pauta o olhar de mulheres coreógrafas na interseção entre cinema e dança. Na Zona Oeste, a Arena Hermeto Pascoal, em Bangu, será palco da I Mostra de Cinema #TodaMulherTemDireitos. Os dias e horários das atividades estão disponíveis no site http://www.rio.rj.gov.br/web/smc.

Os museus também têm agenda diferenciada para comemorar a data. No Museu do Amanhã, haverá até sábado, dia 10, atividades dedicadas às lutas femininas históricas há mais de um século. A programação “O Amanhã é aqui e o agora é das mulheres” tem palestras e rodas de conversa conduzidas por mulheres de destaque atuando em segmentos relacionados à violência de gênero, mercado de trabalho, diversidade de raça e classe. “A ideia é incluirmos todas as mulheres esquecidas pela história”, diz Laura Taves, gerente de Educação e Relações Comunitárias do Museu do Amanhã. Informações e inscrições pelo site https://museudoamanha.org.br/pt-br/programacao.

Saúde - Na programação especial elaborada pela Prefeitura do Rio para marcar o Dia da Mulher, há ações diferenciadas nos postos da saúde neste mês de março. Nas unidades de referência onde estão cadastradas, as mulheres serão incentivadas a realizarem procedimentos como o preventivo, que auxilia na identificação precoce de doenças como o câncer do colo de útero. Os postos vão oferecer ainda orientações sobre planejamento familiar, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e outros temas relacionados à saúde da mulher.

A serviço das políticas para a Mulher Um dos destaques da programação geral da prefeitura para o mês da mulher é a feira de empreendedorismo, que acontece nos dias 27 e 28 no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Cidade Nova. Com direito a rodas de conversa e saraus, a feira reúne peças de artesanato produzidas por usuárias de programas como as Casas da Mulher Carioca, da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SUBPM), vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).

Ao longo de março, haverá ainda divulgação de serviços, filmes seguidos de debates e palestras como as que estão sendo ministradas por Comba Marques Porto, subsecretária de Políticas para a Mulher, que está à frente do evento desta quinta, 8, no CASS. Advogada, juíza do trabalho aposentada, mãe de quatro filhos e avó de sete netos, Comba, de 72 anos, teve participação diferenciada na Carta das Mulheres à Constituinte, documento construído entre 1986 a 1988 que trouxe conquistas expressivas para a mulher.

- Mas nossa luta é constante, pois foram décadas, séculos de submissão. Seguimos firme em busca do respeito à cidadania feminina, com as ações de política pública que proporcionem o empoderamento feminino. As Casas da Mulher Carioca são um excelente exemplo dessas políticas públicas, asseguradas graças ao entendimento do prefeito Marcelo Crivella que não só manteve o programa como o incluiu no Planejamento Estratégico da cidade - destaca Comba, que levará sua expertise ainda neste mês da mulher em encontros especialmente promovidos por instituições como a OAB-Rio, Furnas e a Escola de Magistratura do Estado do Rio.

Além do evento no dia 8 no CASS, a Subsecretaria de Políticas para a Mulher apoia este mês atividades desenvolvidas em abrigos da prefeitura pela Subsecretaria de Proteção Básica e Especial, também da SMASDH. São palestras e outras ações com foco nos temas de gênero.

Palestras, cursos e dia da beleza para as servidoras O evento especial da prefeitura para marcar o Dia Internacional da Mulher conta com diversas ações elaboradas pela Subsecretaria de Políticas para a Mulher para lembrar as lutas das mulheres em todo o mundo pelo direito à igualdade de cidadania, contra as discriminações e preconceitos. Entre as atividades, a Secretaria Municipal de Saúde vai divulgar informações sobre alimentação saudável e promover números de ginástica, música, dança e karatê, exposição de telas, tendas temáticas e oficina com as crianças da creche.

Haverá também distribuição de materiais educativos sobre a profilaxia pós-exposição (PEP) e orientações para quem quer parar de fumar. A Subsecretaria de Vigilância Sanitária oferecerá curso de embelezamento e equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde estarão presentes vacinando a população-alvo contra a febre amarela.

Com participação de diversos órgãos municipais e de instituições privadas que proporcionaram brindes para sorteios na hora, as ações desta quinta-feira, 8, fazem parte da Semana da Mulher. Organizada pela Subsecretaria de Serviços Compartilhados, a Semana foi aberta às 10h desta terça, 6, com o coral de servidores Atrás da Nota. Em seguida, a subsecretária de Políticas para a Mulher, Comba Marques Porto, falou sobre o empoderamento feminino, abrindo o ciclo de palestras que vai até sexta, 9, no auditório do CASS. Corte de cabelo e escova, design de sobrancelha, esmaltação, cuidados com a pele e curso de embelezamento são algumas das outras atividades que vão movimentar a sede da prefeitura até sexta-feira.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page