Buscar
  • Frederico Ramos - Psicólogo

PSICOnews | A Psicologia sem fronteiras


Saúdo com muita alegria a todos os amigos, seguidores, leitores e colaboradores do nosso Sulacap News. Nesta minha primeira coluna, tomei a precaução de propor aos nossos leitores um assunto que julgo ser essencial na atualidade: A psicologia enquanto ciência.

Quantas vezes nos perguntamos sobre uma determinada profissão, qual sua utilidade e principalmente, como funciona esta ou aquela carreira? Quando o assunto é psicologia, as dúvidas costumam ser inúmeras. Afinal de contas, para que serve um psicólogo?

Em linha geral, a psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as relações humanas de cunho intra e interpessoal. Portanto, não é arriscado dizer que esta ciência está em tudo e em todos, pois onde há vida, há também a psicologia.

Costumamos dizer que a psicologia tem a sua origem na filosofia, mãe de todas as ciências, e que por isso carrega consigo um caráter fundamental para entendermos o mundo e toda a complexidade que o cerca.

Além disso, são muitas as áreas de aplicação do profissional que se propõe a estudar por longos cinco anos numa graduação, e que muitas vezes, ainda passa por especializações, supervisões e principalmente sua análise pessoal. Isso tudo visando o preparo ideal para a sua atuação no mercado.

E que mercado é esse?

Ainda tendemos a imaginar o profissional psicólogo como um conselheiro, geralmente locado em ambiente clinico, hospitalar ou fechado em um consultório. Mas curiosamente a psicologia cresceu em passos largos ao longo dos seus 75 anos de existência enquanto ciência acadêmica, conferindo ao profissional um aspecto generalista num universo plural e abrangente.

É comum observarmos a psicologia em diversas áreas da sociedade. Entre elas encontramos a psicologia jurídica, a psicologia do esporte, a organizacional, a psicologia do trânsito, da educação, a psicologia social, além das variadas especializações no campo clínico e até mesmo na psicologia transpessoal e holística.

Com este vasto panorama, creio que já tenhamos provocado no caro leitor aquele toque especial de curiosidade que penso ser a chave do sucesso para a caminhada em parceria que iniciamos hoje. Arrisco-me a dizer também que ficarei feliz caso minhas publicações provoquem muito mais dúvidas e perguntas do que aquela ingênua satisfação da "curiosidade resolvida".

Agradeço mais uma vez à toda diretoria do Sulacap News pelo gentil convite, colocando-me a inteira disposição para todos os amigos e parceiros, na certeza de uma relação muito feliz e produtiva.

Até breve e um grande abraço a todos!

Frederico Ramos é psicólogo clínico, psicanalista, pós-graduado nas àreas de saúde, educação e idealizador do Canal Fred Explica. Youtube: Fred Explica Facebook: @ofredexplica Instagram: @ofredexplica

#Psicologia

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil