• Alexandre Madruga

PORTUGUÊSnews | Sendo que...


Na maioria dos casos, essa expressão gerundial ( o verbo SER está no gerúndio) “sendo que” não tem nenhum sentido de circunstância.. No lugar dela, podem ser utilizados: conjunção, sinal de pontuação ou pronome relativo. A expressão SENDO QUE exprime noção de CAUSA. Ela vem sendo usada de uma forma totalmente descabida, já que a única ideia que passa é a de CAUSA.

EXEMPLOS: Sendo que o orador não chegou, não podemos começar a palestra. Sendo que não recebi, não poderei fazer as compras.

Uma oração é a CAUSA da outra.

Veja este caso: “Gosto muito deste bolo, sendo que aquele é melhor.”

Não há, nesse exemplo, ideia alguma de causa, de motivo; o que existe é ideia adversativa, contrária, portanto o que se deveria usar é a conjunção ADVERSATIVA MAS ou PORÉM etc. “Gosto muito deste professor, mas aquele é melhor.”

Sinônimos de sendo que para 4 sentidos da expressão

• Quando utilizada com valor relativo: de que, do qual, da qual, dos quais, das quais.

• Quando utilizada como conjunção aditiva: e, também, bem como.

• Quando utilizada como conjunção adversativa: mas, porém, todavia, contudo. • Quando utilizada como locução causal: uma vez que, visto que, dado que, já que, como, porquanto, posto que, desde que.

#Português #Sendoque

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil