• Heloísa Cavalcante - Professora

PORTUGUÊSnews | A maioria das crianças É feliz ou SÃO felizes?


Quando há um sujeito partitivo, ou seja,que indica a parte de um todo, como maioria, minoria, grande parte, são aceitas as duas construções:

Exemplos: A maioria das pessoas são felizes. (A concordância é com a palavra mais próxima, "pessoas") A maioria das pessoas é feliz. (A concordância é com o partitivo "maioria") A maioria das mulheres É vaidosa ou SÃO vaidosas. Grande parte das pessoas GOSTA ou GOSTAM de chocolate. A minoria dos alunos FOI ou FORAM ao teatro.

Atenção!

Se o sujeito partitivo não vier especificado ( de que é a maioria ou minoria etc), como nos exemplos acima, a concordância fica no singular:

Exemplo: A maioria é feliz. (não diz a maioria de quê.) Grande parte gosta de chocolate. (não especifica de que é a grande parte) A minoria foi ao teatro. ( não se sabe que minoria)

#Português

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.