top of page
  • Fernanda Ramiro - Fonoaudióloga

FONOnews | A fonoaudiologia e o idoso


Dentre diversos profissionais formados para auxiliar na melhoria da qualidade de vida do idoso, o fonoaudiólogo é responsável por avaliar, diagnosticar, orientar, prevenir e tratar pessoas de todas as idades no que tange às questões de comunicação, como a voz, a fala, linguagem e audição; e também quando surgem problemas no ato de alimentação como mastigação, deglutição e respiração.

A atuação fonoaudiológica envolve a aplicação de medidas de caráter amplo (imunizações, aconselhamento, planejamento familiar, etc.) dirigidas às doenças em seu aspecto global e implica também em medidas específicas, (orientações e aconselhamento), algumas a serem aplicadas antes mesmo que a doença ocorra e, outras, em qualquer estágio da evolução das patologias da comunicação

O organismo do idoso sofre perdas naturais em decorrência da idade e quando são acometidos por doenças específicas, principalmente as que afetam o sistema neurológico, a demanda por este profissional é ainda maior. Na comunicação do idoso, o fonoaudiólogo visa promover melhorias no sistema da fala, trabalhando a dificuldade de linguagem do paciente para nomear objetos, expressar sentimentos e desejos, e por meio de exercícios, ajuda a aliviar alguns sintomas como cansaço e tremor na voz, sensação de corpo estranho na laringe, dor muscular e hipersensibilidade na região.

Na parte da alimentação, o idoso conta com o fonoaudiólogo para observar a estrutura bucal e avaliar as alterações na mastigação, na deglutição e respiração. Assim, são introduzidas mudanças na dieta , que pode passar de sólida para líquida ou pastosa, no fluxo das refeições, nas pausas durante a mastigação com base também na observação de certos comportamentos, como engasgos ou tosse. Tudo isso visando melhor qualidade de vida e menor riscos de incidentes para o paciente em seu dia a dia. Fernanda C.Ramiro é Fonoaudióloga. Fernandaramiro1@gmail.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page