top of page
  • Maurício "Banana" Lima

GAMEnews: Conheça alguns dos estilos de jogos de ação


Muitas vezes, encontro amigos que dizem que não gostam de jogar videogame. Quando pergunto o motivo, escuto frases como: "não gosto de jogos violentos", "é muito difícil", "o controle tem muitos botões, não vou me adaptar", ou como minha esposa diz: "é muito repetitivo, sempre tem que fazer a mesma coisa".

Bom, um game é como um livro. Você pode escolher o gênero (romance, biografia, ficção, suspense...). Mas o mais importante é entender que se estiver lendo sobre algo que não goste, será muito difícil chegar até o final e ter prazer com aquilo. O mesmo acontece com os jogos. Você precisa identificar um estilo que o agrade. Existe um tipo de livro para cada pessoa e com os games não é diferente.

Existem diversos gêneros de games como: RPG, simulação, esporte, estratégia e aventura. Hoje, vamos falar de alguns jogos que pertencem ao gênero ação.

Beat'emup: se você é da mesma geração de gamers que eu, já gastou muito dinheiro em fliperama jogando CaptainCommando ou Double Dragon. A proposta é avançar no cenário destruindo o maior número de inimigos possíveis, às vezes pegando algum item especial no cenário e o mais divertido sempre foi jogar com outras pessoas ao mesmo tempo.

Shoot'emup: com certeza você já jogou algum game de nave ou de qualquer outro objeto atirando em tudo o que vem pela frente. Esse gênero ainda é bastante comum para dispositivos móveis como celulares e tablets, mas até na mais nova geração de consoles esse estilo se faz presente. Basicamente, você precisa desviar dos inimigos que podem ser naves, pedras, mísseis etc., coletar itens e destruir o maior número possível de objetos. Bons exemplos são os clássicos R-Type, 1944, SonicWings eStar Fox que revolucionou o estilo.

Plataforma: até hoje um dos meus estilos de jogo favoritos! Esse nome se dá pelo do jogador ter que pular sobre obstáculos para resolver puzzles ou enfrentar inimigos. Costumam ser games com visão lateral ou isométrico, que é a alteração no posicionamento da câmera para criar a sensação de um ambiente em 3D. Nesses jogos, os personagens se movem geralmente de forma horizontal, mas hoje, muitos títulos de plataforma possuem seus personagens e cenários projetados em três dimensões. Sonic (SEGA) e Super Mario (NINTENDO) são sem dúvida os melhores exemplos desse estilo. Dos mais recentes, The Cave é uma ótima pedida. Um jogo em que vários personagens possuem habilidades diferentes e você precisa de cooperação entre eles para resolver os puzzles. E com formato plataforma em 3D, temos o LittleBigPlanet da SONY, que fez mais sucesso pela quantidade infinita de mundos e roupas do que pela jogabilidade, apesar de considerá-lo um bom game.

Horror Game ou Survival Horror: que na verdade é muito mais um tema do que um gênero. São jogos com o objetivo de assustar, criar desconforto, com muito sangue e inimigos horripilantes. É um estilo mais adulto, até pela temática e elementos gráficos. Os mais comuns são os de zumbi ou de eventos paranormais. Entre os melhores exemplos estão a série ResidentEvil (Biohazardno Japão) que vem se estendendo desde o primeiro Playstation até a geração atual de consoles, Silent Hill, o assustador e despretensioso Outlast, e o mais recente The EvilWithin.

Stealth: para quem quer um jogo de ação, com mais estratégia e sem muita bala voando e tiros para todos os lados, esse gênero é o ideal. Eles costumam ser mais focados em combater os inimigos de forma inteligente e furtiva. Exemplos são as fantásticas séries Metal Gear Solid, SplinterCell e Hitman. Esses títulos estão disponíveis a partir da 5ª geração de consoles (Playstation 1) e existem lançamentos até hoje.

Open World: ou na tradução literal: mundo aberto. Como o próprio nome indica, são games de cenário único, onde o jogador terá uma ampla variedade de opções de interação e exploração sem a necessidade de seguir um planejamento linear para chegar ao seu final. Títulos desse gênero, apesar de terem um roteiro, dão muita liberdade para o jogador. Alguns mapas de mundo aberto são gigantescos, como o de Grand Theft Auto (GTA) V, que possui por volta de 50 km². E pasmem: ele não é o maior de todos! Entre os principais exemplos estão o já citado GTA, The Witcher, The Elder Scrolls V: Skyrim, RedDeadRedemption (um dos meus jogos favoritos), Dragon Age: Inquisition, entre outros.

FPS (First Person Shooter): é o famoso tipo de game de ação e certamente é o mais conhecido e jogado mundo afora. A câmera se posiciona como se fossem os olhos do personagem. Muitos desenvolvedores acreditam que o jogo em primeira pessoa proporciona uma imersão maior, levando o jogador para “dentro” do game. Half-Life, Battlefield, Halo, Bioshock, DOOM, Quake e CounterStrike são exemplos clássicos de como os FPS são jogos amados pelos gamers.

Hoje, uma variação do FPS é o “HeroShooter”. Nele, acaba acontecendo uma mistura entre MOBA (Massive Online Battle Arena ou Multiplayer Online Battle Arena - jogo on-line em que diversas pessoas entram em combate em uma arena) e o game de tiro em primeira pessoa.Aqui, os jogadores escolhem personagens com habilidades e armas específicas para duelar entre si. Overwatch, é um belo exemplo desse novo sub-gênero.

TPS (Third Person Shooter): segue a mesma proposta do FPS, com a grande diferença de que a câmera fica posicionada atrás do personagem. Bons exemplos são Gearsof War, The Division, Dead Space, Mafia, The Order e Watch Dogs.

Bom, vocês viram que existem estilos de jogo para todos. E olha que só comentamos alguns dos principais estilos dos jogos de ação. Agora, escolha o seu favorito e divirta-se! E se você não se identificou com nenhum estilo acima, falaremos de outros gêneros nas próximas colunas.

Enquanto isso: e aí? Bora jogar??? Me adiciona lá: LIVE: MauricioCLima PSN: MauricioCLima79 ... Mauricio "Banana" Lima é designer e diretor de arte. É o pai da Isabella e o marido da Daniella (a primeira não tem culpa e a segunda é falta de juízo mesmo). Apaixonado por games e tudo mais que seja relacionado a jogos eletrônicos

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page