• Alexandre Madruga

Motoqueiros de trilhas se destacam no social e cuidados com meio ambiente


Fundado em 2012, o Macatrilha é um grupo de motociclistas que realizam trilhas em montanhas. Já conhecidos e famosos em Jardim Sulacap, zona oeste do Rio, tem base a três anos na sede campestre da Coligação de Policiais Civis (ColPol) na estrada da Boiúna, em Jacarepaguá. Com quase 100 integrantes, também realizam atividades sociais para as comunidades, além de cuidar do meio ambiente, recuperando partes das montanhas em que praticam o MotoCross.

- Moramos todos nos bairros como Mallet, Jacarepaguá, Valqueire e Sulacap. Somos um grupo de amigos, trilheiros, voluntários, que se reúnem todo final de semana para fazer uma trilha, com consciência e dedicação ao nosso lugar. – afirma o presidente Marcelo de Macedo, 36 anos, que normalmente trabalha com vendas e é formado em administração de empresas.

A trilha que fazem pelos morros de Sulacap e Piraquara tem 18 km de extensão, cheios de emoção e adrenalina. A base da Macatrilha fica na sede da ColPol, graças a uma parceria entre eles, visando a recuperação do lugar, que estava degradado.

- Nossa entrada sempre foi pelas proximidades do cemitério. Mas com a Transolimpica, tivemos que procurar outros acessos e chegamos a sede campestre dos policiais civis. Aqui é mais aconchegante e podemos fazer nossas ações sociais com mais conforto e atendendo tanto a família do trilheiro, como as famílias do entorno. – afirma Macedo.

Mas se você pensa que apenas trilheiros andam por lá, está enganado. O Macatrilha recebe várias visitantes de muitos lugares e até de outros estados, que ficam na sede campestre. Aos que querem passear pela mata, seguindo as trilhas, Marcelo dá a dica, reforça que fôlego é essencial e que o compromisso deles será sempre com o meio ambiente.

- Dentro da cidade tem essa área rural e linda. Acham que pneu degrada o meio ambiente e isso não é verdade. Passamos por onde a chuva faz as trilhas da água. Ou seja, seguimos por onde ela passa. Ao contrário, a gente cuida da mata. Tem uma nascente que recuperamos, estamos fazendo replantio. Temos a missão de cuidar da nossa casa, do meio ambiente que estamos. – afirma o presidente do grupo.

Mais que trilhar e aproveitar a adrenalina, o Macatrilha pratica o bem, seja enchendo o corpo de emoção na prática do MotoCross, seja nas atividades sociais e festivas, emocionado o semelhante. Como diz o lema deles, “o trilheiro é parceiro”.


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.