top of page
  • Foto do escritorPedro Nascimento

Único simulador de direção do BRT Rio fica em Jardim Sulacap. Veja como funciona

O único da capital, está localizado no Centro de Treinamento e já faz parte do aprimoramento de motoristas

O Sulacap News foi convidado pelo BRT Rio para conhecer o único simulador de direção da capital do Rio de Janeiro, que fica localizado no Centro de Treinamento, no Terminal Sulacap. A função do simulador é replicar ocasiões do dia a dia para que os motoristas fiquem melhor preparados para situações adversas.


O setor de Educação Corporativa do BRT Rio tem um projeto chamado Programa de Desenvolvimento do Motorista (PDM), que tem a finalidade de treinar os motoristas. Eloísa Trancoso, educadora do BRT, explica como funciona:

Nesse programa são cinco dias de aulas. Nos quatros primeiros, falamos de: legislação do trânsito, direção segura, princípio de combate ao incêndio e primeiros socorros. Explicamos todos os temas que os motoristas podem se deparar no cotidiano. No quinto, e último dia, fazemos simulações nesse equipamento para colocar em prática todo aprendizado

Durante uma viagem é natural que algumas adversidades aconteçam ao longo do percurso. Pode ser que um pedestre atravesse fora do sinal e da faixa, um pneu estore, um retrovisor seja quebrado, comece a chover forte, buracos ou até mesmo animais apareçam passeando pela na pista. O simulador, que foi fabricado e tem tecnologia da Espanha, tem a função de replicar estes acontecimentos de forma segura e controlada, uma vez que seria totalmente inseguro simular essas situações na vida real.


Um mini "Centro de Operações" é responsável por auxiliar e passar informações ao motorista durante todo o percurso. Este centro também tem a função de colocar adversidades ao longo do trajeto, assim, aumentando a dificuldade.

O simulador tem uma visão panorâmica de 180º graus, incluindo os dois retrovisores externos e um interno. Além disso, o simulador tem uma movimentação muito próximo da realidade, a cadeira balança de acordo com as ações que acontecem e o jogo do volante é próximo do verdadeiro. O educador, André Caetano, explicou o motivo:

É importante o motorista treinar o local exato que ele tem que parar na estação, pois isto facilita o embarque de um cadeirante, por exemplo. Esse balanço que tem na cadeira é justamente para preparar o motorista. É necessário ele aprender a controlar o veículo no momento em que passar por um buraco, quando dar uma freada brusca ou até mesmo estore um pneu.

Assista o vídeo que mostra um pouco como que é o simulador de direção.




Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page