top of page
  • Foto do escritorDa Redação

VÍDEO | Helicóptero russo Mi-35 da FAB é o novo "hóspede" no Museu Aeroespacial desde sexta (05)

Atualizado: 11 de ago de 2022

O “Caçador de tanques” foi desativado recentemente Força Aérea Brasileira

Na última sexta-feita (05), um Mi-35M de fabricação russa tornou-se a nova atração no acervo do Museu Aeroespacial (Musal), no Campo dos Afonsos. A aeronave com registro FAB 8961, desativada recentemente pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegou ao Musal voando na sexta-feira (5) e no fim de semana já estava em exposição. Segundo reportagem do jornalista Thiago Vinholes, postada no site Airway, o helicóptero foi o mais poderoso que já voou com as forças armadas do Brasil.

"Embora tenha virado peça de museu, o helicóptero militar recém-chegado ao Musal é relativamente novo. A aeronave é um dos 12 modelos Mi-35M (AH-2 Sabre, na designação da FAB) desativados neste ano pela FAB, que recebeu os aparelhos da Rússia entre 2010 e 2015. As demais unidades foram estocadas no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (MG). Os aparelhos voavam com o Esquadrão Poti, baseado em Porto Velho (RO)".

O Mi-35M é a primeira aeronave de origem russa no acervo do Musal. Conhecido como "caçador de tanques", o helicóptero é uma versão atualizada do Mi-24, helicóptero de ataque da fabricante Mil Moscow que fez fama durante a Guerra Fria.

"Além de possuírem armamento para ataque ao solo que inclui torre móvel com um canhão e cabides para lança-foguetes e mísseis, o modelo é capaz de transportar oito soldados em uma pequena cabine. A Força Aérea Brasileira adquiriu o lote de 12 helicópteros em 2008 por US$ 386 milhões. O acordo foi anunciado durante um encontro entre o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo russo na época, Dmitri Medzedev", afirmou Thiago.
Foto: MUSAL

Com a FAB, os AH-2 Sabre operaram na vigilância do espaço aéreo e fronteiras na Amazônia, principalmente contra o narcotráfico.

"Eram tão rápidos (alcança até 300 km/h) que podiam ser empregados em interceptações de pequenos aviões em voo irregular. Os helicópteros operados pelo Esquadrão Poti contavam com um canhão de 23 mm no nariz, metralhados, foguetes de 80 mm e o míssil anti-taque Ataka, também fornecido pela Rússia", afirma o jornalista.

Cada AH-2 conta com um canhão de 23mm capaz de disparar até três mil tiros em um minuto. O canhão do AH-2 também conta com uma torreta móvel, o que permite ao helicóptero atirar em seus alvos de frente ou de lado, enquanto se afasta. O Sabre pode levar também até 60 foguetes de 80mm e oito mísseis ar-terra.


Com a saída de serviço dos Mi-35M, o Brasil deixa o grupo de países equipados com helicópteros de ataque. Agora, na América na Latina, especificamente a Venezuela, opera com o Mi-35M2 “Caribe”.

"O motivo que levou a aposentadoria dos helicópteros não foi divulgada pela FAB. A curta carreira dos Sabre no Brasil sempre foi acompanhada de rumores sobre dificuldades de manutenção do aparelhos, o que nunca foi confirmado", finalizou Thiago.

O exemplar compõe o quarto e último lote com três exemplares, de um total de 12 adquiridos em 2008, tendo chegado na Base Aérea de Porto Velho em 26 de novembro de 2014.


Especificações Técnicas:

Diâmetro: 17,20m

Comprimento: 19,50m

Peso máximo de decolagem: 12.000kg

Velocidade máxima: 181kt (335km/h)

Teto de Serviço: 16.000ft (4.900m)


Confiram a chegada da aeronave no Musal, num vídeo postado no Instagram do Museu Aeroespacial:

Fonte: AIRWAY

 

Torne-se um doar por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page