ViaRio, concessionária da Transolímpica, realiza "Movimento Afaste-se" em Jardim Sulacap
- Da Redação
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Concessionária que administra a Transolímpica mostra importância de mudar de faixa e reduzir a velocidade ao se aproximar de veículos de emergência

A ViaRio, empresa da Motiva Rodovias que administra a Transolímpica, promoveu nesta sexta-feira (17) uma ação especial do "Movimento Afaste-se”, na Avenida Marechal Fontenelle, embaixo da via expressa, próximo ao Shopping Sulacap. A iniciativa impactou diretamente cerca de 300 pessoas, reforçando o compromisso com a segurança viária e a valorização dos profissionais que atuam nas rodovias.
Durante a ação, equipes da concessionária interagiram com motoristas e motociclistas, distribuindo materiais informativos e realizando dinâmicas educativas com maquetes simuladoras. O objetivo foi demonstrar, de forma prática, a importância de mudar de faixa e reduzir a velocidade ao se aproximar de veículos de emergência, manutenção ou obras, garantindo um espaço seguro para trabalhadores e usuários.

A ação da ViaRio fez parte de uma mobilização nacional coordenada pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), que reuniu concessionárias em 15 municípios de seis estados brasileiros (Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais). Ao todo, mais de 3 mil pessoas foram impactadas em todo o país.
Além das dinâmicas educativas, foram realizadas entregas de folhetos, veiculação de mensagens em redes sociais e nos painéis eletrônicos das rodovias, além da coleta de assinaturas em apoio ao Movimento Afaste-se, que serão encaminhadas ao deputado federal Gilberto Abramo (MG), autor do Projeto de Lei 4511/2024, que propõe incluir as orientações do movimento no Código de Trânsito Brasileiro.
Inspirado na “Move Over Law”, criada nos Estados Unidos após um acidente com o paramédico James Garcia em 1994, o Movimento Afaste-se chegou ao Brasil em 2022 por meio do Grupo CCR, atual Motiva Rodovias, e hoje é realizado por cerca de 50 concessionárias, que juntas administram mais de 20 mil quilômetros de rodovias. A campanha tem como objetivo preservar vidas e reduzir acidentes, orientando motoristas a adotar duas atitudes simples, mas que salvam vidas:
• Mudar de faixa ao se aproximar de uma intervenção na pista
• Reduzir a velocidade, caso não seja possível mudar de faixa
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap