top of page
  • Foto do escritorDa Redação

UPA de Marechal Hermes e Bangu realizam testes de Covid-19 por agendamento

Novo procedimento ocorre em oito pontos do estado

A Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou o agendamento on-line para que as pessoas com suspeita de Covid-19 possam realizar o teste em um dos nove centros de testagem abertos pelo Governo do Estado. No total, serão oferecidas 2.100 vagas por dia. Nesta segunda-feira (10), começam a funcionar três polos de testagem. Eles ficarão no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), em Nova Iguaçu, no posto do Iaserj do Maracanã e no Estádio de Atletismo Célio de Barros, também no Maracanã. Na última sexta-feira, seis centros de testagem foram abertos junto às Unidades de Pronto Atendimento de Bangu, Campo Grande II e Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Tijuca, Penha e Marechal Hermes, na Zona Norte.


Para marcar o exame, os interessados devem acessar o link (https://agendamentotestecovid.saude.rj.gov.br/cadastro-exame), inserir dados como nome, CPF e data de nascimento. O paciente poderá escolher um dos nove locais de testagem e o horário de atendimento. A agenda estará aberta sempre para os quatro dias seguintes. Dessa forma, todos os dias, mais vagas serão disponibilizadas no site. No fim do agendamento, o sistema emitirá um protocolo, que deverá ser anotado pelo paciente, que também poderá fotografar a tela. A marcação é pessoal e intransferível. Será necessário apresentar um documento oficial com foto.

"Com o aumento de casos de Covid-19 em função da circulação da variante Ômicron, vimos a necessidade de realizar a testagem também em pessoas com sintomas leves, que muitas vezes não procuram atendimento médico. A ideia é diagnosticar essa pessoa para que ela possa fazer o isolamento social, reduzindo a transmissão do vírus", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Serão oferecidos testes rápidos de antígeno e também RT-PCR para monitoramento do cenário epidemiológico. Pacientes com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5 e dificuldades respiratórias, devem procurar diretamente uma UPA ou emergência hospitalar, onde realizarão o teste e passarão por atendimento médico para avaliação do quadro de saúde. As 28 UPAs do estado também estão realizando atendimento e testes para casos moderados e graves da doença.


Pessoas que testarem positivo para Covid-19 devem fazer isolamento de 7 dias a partir do primeiro dia de sintomas, desde que há 24 horas sem sintomas.


Além disso, as medidas de enfrentamento, como uso de máscaras, lavagem das mãos, uso de álcool gel e evitar aglomerações, devem continuar sendo seguidas. Da mesma forma, é importante que o calendário vacinal seja observado com atenção. Quem ainda não tomou a segunda dose deve procurar um posto de saúde o mais rápido possível, assim como as pessoas que já podem receber a dose de reforço.


Balanço Centros de Testagem nas UPAs

Os seis centros de testagem anexos a UPAs abertos na última sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Saúde realizaram, neste sábado, 1.576 testes de antígeno para Covid, dos quais 514 foram positivos. O índice de positividade foi de 32,6%. Ou seja, de cada 100 pessoas testadas, 32 estavam com Covid.


O centro de testagem que funciona junto à UPA Bangu foi o que registrou o maior percentual de testes positivos. Das 289 pessoas que se submeteram ao teste, 124 estavam com o vírus - uma positividade de 42,9%. Ou seja, de cada 100 testes, 42 foram positivos.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page