top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Tornado pode ter sido a causa do forte temporal na Zona Oeste, dizem especialistas

Brasil é o segundo país na formação de tornados e até no nordeste há registros

Os bairros da Zona Oeste tiveram diversos prejuízos constatados depois do forte temporal que caiu na última segunda-feira (23). Magalhães Bastos e Jacarepaguá foram muito impactados, impressionando moradores com a força da tempestade. Vários vídeos enviados a redação do Sulacap News surpreendem pelas imagens (os vídeos estão no final da reportagem).


De acordo com o jornalista, pesquisador e repórter especializado na fotografia de tempestades", Serginho Bloomfield e sua equipe da Caçadores de Tempestades - Jornalismo Científico, concluíram que realmente houve:

"Uma forte atividade convectiva devido a passagem de mais de uma supercélula entre os bairros da zona norte e oeste do Rio, ocasionando talvez em mais de um tornado".
A tempestade começou a formação as 12:54h

Segundo informações apuradas em (23/01) nos modelos de fase STP (parâmetro de tornado significativo) existia a possibilidade para o litoral do RJ, neste dia.

"Após os acontecimentos, os moradores de um alguns bairros como: Taquara, Pechincha, Sulacap, Realengo, Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Magalhães Bastos até Queimados. Nestes bairros houve relatos no destelhamento de casas, árvores arrancadas pelas raízes, postes quebrados, alagamentos, queda de granizo e ventos muito fortes. Um dos membros da página Sulacap News, nos solicitou para acompanhar o caso e apurar os fatos narrados e divulgados pelos mesmos em algumas mídias sociais. Entramos em contato com a página Sulacap News. Como dissemos anteriormente, havia possibilidade de células tornádicas devido à projeção dos modelos de fase. Segundo a nossa apuração, a atividade convectiva começou entre as regiões da zona norte e oeste do Rio na última segunda-feira, dia 23, por volta do meio-dia, e culminou na tempestade mais forte por volta das14:00 horas.".

Segundo o Alerta Rio, este tipo de vento tem origem na própria nuvem de chuva e está relacionado ao efeito evaporativo que ocorre dentro da nuvem e gera fortes correntes descendentes, com o tornado é necesspario várias outras combinações de fatores para acontecer.

"Este tipo de ventania é mais comum do que se imagina, mas é difícil de prever com muita antecedência onde irá ocorrer e com que intensidade, exatamente porque acompanha a tempestade. O que analisamos é o potencial para que ela ocorra. Por isso, quando é divulgada a previsão de pancadas de chuva, por diversas vezes é informado, também, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento", informou o Alerta Rio por nota.

O Brasil é o segundo país na formação de tornados e até no nordeste há registros. De acordo com o site Photografia Metereológica, em 2019 houveram tornados Campo de Marte (SP) em janeiro, com ventos de até 330 km/h e em Areal (RJ) com ventos de 253 km/h. Dezenas de outros relatos de tornados aconteceram de 2019 até os dias atuais e estão sendo atualizados pelos "Caçadores de Tempestade" para serem postados no site.


As regiões Sudeste e Sul do Brasil estão na segunda área de maior probabilidade de ocorrência de tornados no mundo, perdendo somente para o Meio-Oeste norte americano, segundo estudo do Laboratório Nacional de Tempestades Severas nos EUA.


Confiram vídeos enviados do Pechincha (o primeiro) e de Magalhães Bastos (os demais):

Matéria atualizada às 17:30h com a nota do Alerta Rio.

 

Torne-se um doar por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page