top of page
  • Foto do escritorPedro Nascimento

Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, completa 67 anos de fundação

O teatro se consolidou como uma importante opção de lazer e cultura para o bairro de Marechal Hermes e redondezas


Fundado há 67 anos, o teatro atrai pessoas de diversas idades, com espetáculos de dança, música, cinema e teatro. Além de ter um papel ativo na região, por ter sido um dos primeiros locais do subúrbio do Rio a ter o acesso à cultura disponibilizado.


Inaugurado em 19/04/1954, pelo então prefeito da cidade (na época Distrito Federal) Dulcídio do Espírito Santo Cardoso, o Teatro Armando Gonzaga fica localizado em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio de Janeiro.



O nome que foi batizado, é em homenagem ao jornalista e dramaturgo Armando Gonzaga, célebre autor de comédias na primeira metade do século XX, além de ter sido diretor no jornal "A Noite". A escolha foi realizada pela Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), pela ligação de Armando com o gênero literário teatral e também por ele ter desaparecido em 1953, ano anterior à inauguração do teatro.





A construção foi realizada pelo arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy, o mesmo que construiu o Museu de Arte Moderna do Rio. Os jardins foram projetados por Burle Marx e os painéis laterais por Paulo Werneck. Em junho de 1989, o espaço foi tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC). Em 1996, o prédio passou por uma ampla reforma, modernizando sua estrutura física e melhorando o conforto para platéia e para os atores.


O teatro Armando Gonzaga se firmou como uma importante opção de lazer e cultura para o bairro de Marechal Hermes e redondezas, através de escolas de dança e cursos de teatro para adultos e crianças. Em 1996, foi inaugurado por iniciativa conjunta da Escola de Música Villa-Lobos e do Teatro Armando Gonzaga o "Núcleo Avançado do Teatro Armando Gonzaga" destinado a dar formação técnica suficiente para aqueles que desejarem continuar seus estudos musicais em nível mais aprofundado.




Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page