Pedro Nascimento
Sulacap recebe o plantio de 4.720 mudas para reflorestamento
Diversas espécies de plantas nativas da Mata Atlântica serão plantadas
Conforme informamos no mês passado, a área chamada de "Cinturão Verde", em Jardim Sulacap, estava passando pelo processo de reflorestamento. Nesta semana iniciou-se o momento mais crucial: plantio das mudas.
Cerca de 4.720 mudas estão sendo plantadas nesta fase do processo. Serão colocadas diversas espécies de plantas, as que se destacam são: Cassia Rosa (Cassia grandis), Cotieira (Joannesia princeps), o Inga Branco (Inga laurina) e a Aroeira (Schinus terebinthifolia). Todas são nativas da Mata Atlântica.
Se as atividades permanecerem constantes, com manutenção da área e o cuidado das mudas, a previsão é de que em até três anos a região estará restaurada.
O trabalho está sendo desenvolvido pela Gerência de Restauração Ambiental (GRA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC). O engenheiro agrônomo da Secretaria, Thadeu Martins, que trabalha há anos no reflorestamento em Sulacap, falou sobre as ações:
Hoje em Sulacap temos seis áreas de atuação que estamos trabalhando e já temos mais quatro com o projeto aprovado para começar. Ao todo teremos dez pontos de atuação. Nosso objetivo é fechar a serra. Aqui em Sulacap é um lugar importante pois tem a ligação com o Maciço da Tijuca e o da Pedra Branca. É uma área importante e estamos focando nela.
Segundo Thadeu, o trabalho na região não é de agora e já tem excelentes resultados:
Essa região em 2015 era muito degradada. Toda esta mata (atrás do Salão Coliseum, na rua Euzébio de Almeida) é fruto de reflorestamento. Esse local não tinha nada, era tudo capim baixo.
Com a aprovação de novos projetos, já no próximo mês deve ocorrer a inicialização do plantio de mudas em uma nova área do chamado "Cinturão Verde", que é a área referente aos morros do Cachambi e do Valqueire, que cercam todo o bairro de Sulacap desde a rua Euzébio de Almeida até a rua Alagoinha.
Fotos: Pedro Nascimento/Sulacap News
Comments