top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Realengo ganha local de descarte para lixo eletrônico

Evento teve presença do governador do Rio e secretário do Ministério do Meio Ambiente

Foi inaugurado nesta quinta-feira (14), a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos (CLRE), em Realengo. O evento ocorreu no Dia Internacional do Lixo Eletrônico e o local servirá para o descarte desses produtos para que passem pelo processo correto de reciclagem. Desta forma, materiais que compõem esses eletrônicos, como vidro, plástico e metais, poderão ser reinseridos da cadeia produtiva, dando origem a novos produtos. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Associação de Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (ARERJ), Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e Prefeitura do Rio. A CLRE fica na Estr. da Água Branca 1160 e funcionará de segunda à sexta das 8 às 17h.


O incentivo ao processo da CLRE contribui para a redução dos lixões e para a geração de empregos, beneficiando catadores e cooperativas de reciclagem.

"Precisamos falar sobre a importância da cadeia verde, do emprego sustentável, a importância econômica que a logística reversa traz. É a própria materialização de uma atividade econômica. Ela vem pra tirar o catador da informalidade. Essas estruturas são fundamentais para dar dignidade a esses trabalhadores" – ressaltou o governador Claudio Castro, presente ao evento.

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, destacou a importância da consciência ambiental.

"Este evento representa o que pode ser potencializado em geração de renda para famílias que precisam. A informalidade vai ser combatida com iniciativas como esta. Sabemos que o Brasil é o quinto maior produtor de resíduo eletroeletrônico e isso pode representar muito em termos de oportunidades, que acabam se perdendo por falta de espaços como este".

A partir da inauguração da CLRE, o Rio passa a contar também com outros Pontos de Entrega Voluntária (PEV). Serão 123 locais no Rio e 148 em outros municípios fluminenses, totalizando 271, que serão geridos pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).

O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, também enfatizou os benefícios da reciclagem.

"Quando eu olho uma pilha de material eletrônico no lixo eu vejo, na verdade, matéria prima fora do lugar. São produtos que podem gerar emprego e renda com sustentabilidade. Hoje iniciamos um novo capítulo na história da reciclagem no estado do Rio de Janeiro. Com a logística reversa, a gente preserva recursos naturais, reduz as emissões de gases de efeito estufa e evita o descarte inadequado que leva à poluição do solo".

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page