top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Procon Carioca fiscaliza bancos em Jacarepaguá e Madureira, além de supermercados na Taquara

As ações aconteceram entre os dias 21 e 30 de junho

Durante 10 dias, o Procon Carioca, instituto vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, da Prefeitura do Rio, percorreu farmácias, supermercados e bancos, em bairros das zonas Sul, Norte e Oeste da cidade. Os agentes fiscalizaram os estabelecimentos e encontraram irregularidades em produtos e, também, na forma em que alguns serviços são oferecidos aos clientes. Todos os estabelecimentos receberam notificações e deverão se adequar às regras estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor.

As equipes que percorreram os supermercados estiveram no Guanabara, em duas filiais do Prezunic e no Dom Atacadista, na Taquara. Todas foram notificadas em razão dos fiscais terem encontrado diversos produtos sem preço no interior das lojas. No Prezunic, da Praça Jauru, após denúncia realizada por consumidor, foi constatado que as embalagens da farofa da marca YOKI estavam furadas, o que retira a qualidade do produto, que deve ser conservado fechado. A irregularidade pode ser prejudicial à saúde dos consumidores. Por conta disso, houve o descarte de 19 kg do ítem. O mesmo aconteceu na unidade da Estrada dos Bandeirantes, onde houve o descarte de 24 kg.


Na fiscalização realizada em agências bancárias do Santander, Caixa Econômica, Itaú, Banco do Brasil e Bradesco, nos bairros da Freguesia, em Jacarepaguá, e Madureira, as equipes do Procon Carioca notificaram as instituições pelo tempo de espera dos clientes, que não pode ser superior a 15 minutos, além de ausência da quantidade mínima de assentos prioritários. Além disso, o Itaú, da Rua Tirol, na Freguesia, e da Rua Carvalho de Souza, em Madureira, e o Banco do Brasil, na mesma rua, receberam notificação pela não disponibilização da escala de funcionários em local público. Já o Bradesco, da Rua Carolina Machado, foi autuado, também, pelo não fornecimento de senha numérica.

O diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, explica a atuação do órgão nessas ações.

"O Procon Carioca está sempre atento aos possíveis desrespeitos às leis de proteção ao consumidor e atua fiscalizando para prevenir, coibir práticas irregulares, que possam prejudicar a relação com o cliente", enfatiza ele.

Em caso de dúvidas sobre direitos, os consumidores, também, podem entrar em contato com o Procon Carioca pelos Canais de atendimento pelo telefone: (21) 2976-6853;

 

O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page