top of page
  • Foto do escritorPedro Nascimento

Natal e Reveillón estão chegando em meio à pandemia, saibam quais são as medidas de segurança

Autoridades alertam que o melhor a se fazer é permanecer em casa

Antes de começar, gostaríamos de lembrar que a Zona Oeste é a região da cidade do Rio que mais foi afetada pela Covid-19 e que Padre Miguel e Valqueire superaram 1.000 contaminados de Covid. As precauções são importantes e necessárias.


Como sabemos, estamos vivendo sob o famoso "novo normal" com tantos protocolos de seguranças, uso de máscara, uso de álcool em gel, distanciamento e etc. Porém, as festas de final de ano chegaram, mas dessa vez serão bem diferentes. Por conta do aumento dos casos e da taxa de infecção nas últimas semanas, as principais autoridades sobre o assunto indicam que a população permaneça em isolamento social e passe as festividades com os familiares que já moram juntos, evitando assim aglomerações e disseminação do vírus.


A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) lançou uma cartilha com medidas de segurança para as festas de final de ano neste momento de pandemia. Apesar de desenvolver muitas recomendações e orientações, a fundação alerta:

Nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19. Entretanto, para diminuir os riscos, sigam as orientações.

As principais recomendações de segurança são:

  • Uso de máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo;

  • Tenha máscaras limpas extras, para o caso de necessidade de troca;

  • Evite aperto de mãos e abraços;

  • Dê preferência a ambientes abertos e com boa ventilação;

  • Lave a mão com frequência durante todo o evento;

  • Não compartilhe objetos como talheres e copos.

Veja a cartilha completa aqui


Além disso, a fundação orienta que evite encontros com pessoas que faz parte ou moram com familiares que fazem parte do grupo de risco e pessoas que estão com sintomas relacionados à Covid-19.


Todos queríamos estar juntos nesse momento, dar beijos, abraços e relembrar cada momento da infância e da adolescência com as pessoas que amamos. Mas a lei da semeadura é clara: plantamos hoje para colher no futuro.


Nesse momento é importante estarmos separados para que no futuro, muito próximo, fiquemos juntos novamente. Estar longe é um sinal de amor e carinho. O melhor presente nesse momento é a distância.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page