top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Micos aparecem doentes e morrem em Jardim Sulacap. Moradores estão preocupados

Núcleo de Controle de Animais Acautelados do Centro de Controle de Zoonoses foi ao local e recolheu os corpos

Álvaro Simão, que mora ao lado do morro da Rua Euzébio de Almeida, sempre coloca frutas para os micos que vivem indo no muro de sua residência. Mas na última semana, ele ficou triste pois dois micos apareceram doentes e depois morreram. Após acionar o 1746 da Prefeitura, o Núcleo de Controle de Animais Acautelados do Centro de Controle de Zoonoses foi ao local e recolher os corpos, para que fosse apurado o motivo da mortes dos primatas. Para aumentar a preocupação, nessa terça-feira (16) um terceiro mico apareceu com mesmo sintomas dos que morreram, com a boca bem machucada e sem força para se alimentarem.


Questionada, a Vigilância Sanitária enviou a seguinte nota:

O Instituto de Vigilância Sanitária (IVISA-RIO) informa que os exames realizados nas carcaças recolhidas atestaram que os animais não estavam com raiva, zoonose grave de controle e monitoramento permanentes. A Vigilância Sanitária Municipal é responsável pelo recolhimento de macacos mortos, encaminhando as carcaças ao laboratório oficial para análise. O resultado, caso positivo para a raiva, motiva a adoção dos protocolos sanitários necessários. Amostras desses animais também são enviadas ao laboratório da Secretaria de Estado de Saúde, para outras análises cabíveis. Em caso de animais vivos, doentes ou não, o recolhimento cabe à Polícia Ambiental do Município. Recolhimento de animais vivos ou de carcaças pode ser solicitado pela Central 1746.

O motivo real da morte dos primatas ainda é desconhecido, mas o morador acha que estão envenenando os micos.


A Vigilância Sanitária informou que "não detém essa informação, porque o diagnóstico de outras enfermidades é competência da Secretaria de Estado de Saúde", que foi procurada, mas não respondeu até a publicação dessa reportagem.


Confiram os vídeos dos micos doentes, feitas pelo morador.

Vídeo do mico que apareceu nessa teça-feira (16):


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page