Menino autista, morador de Realengo, comemora aniversário com BRT como tema da festa
- Alexandre Madruga

- Jul 10
- 2 min read

Gael Marques de Oliveira completou quatro anos no final de junho e como tema para festa de aniversário usou um transporte que usa rotineiramente, o BRT. Segundo a família, o menino tem hiperfoco nos amarelinhos municipais que circulam em vias expressas da cidade. A mãe e a avó que tiveram a idéia de usar o tema para a festa, e claro, deixou o Gael muito feliz. A família mora há 10 anos em Realengo, onde também foi o local da festividade.

Gael anda muito no BRT porque o médico dele atende no Centro do Rio.
“Ele não falava nada. A primeira palavra que ele falou foi ‘bt’. Foi difícil de entender o que ele queria falar, mas como ele anda bastante de BRT, foi assim que descobrimos esse amor pelo ônibus”, afirma avó Simone de Oliveira Marques, de 47 anos.

Moradores da comunidade da Nogueira de Sá, em Realengo, Gael é autista e tem o apoio continuo dos pais, a mãe Evelyn Marques da Silva, 24 anos e do pai Washington de Oliveira, 34 anos. A mãe conta uma história curiosa do menino, que até para dormir tem que estar perto de um BRT amarelinho.
“Ele é tão apaixonado que eu tenho que dividir a cama com os amarelinhos de brinquedo dele. Na foto você vê que todos os ônibus têm que estar com ele na hora de dormir. Eu perco espaço na cama, mas ele só dorme com eles”, afirma a mãe.

Segundo o Neuropediatra Dr. José Vinicius Martins, o hiperfoco no autismo é quando a pessoa mergulha profundamente em algo que gosta ou desperta seu interesse.
"Pode ser um tema (tipo o BRT), uma atividade, um objeto – e, nesse momento, todo o resto 'desaparece'. É como se o mundo 'parasse' e só aquilo importasse. Muitas vezes, permite aprender muito sobre o assunto e desenvolver habilidades incríveis. Por outro lado, pode ser difícil parar ou mudar de tarefa. Com apoio e compreensão, o hiperfoco pode ser uma força, não um obstáculo. É parte de como a mente autista funciona – única, intensa e cheia de potencial", finaliza o médico.
Confiram vídeo da festa do Gael:
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
















Comments