top of page

Mais de 18 mil pessoas estiveram presentes no Musal, na Corrida da Bandeira 2024

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • 18 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

No domingo (10), o Museu Aeroespacial (MUSAL) foi sede da Corrida da Bandeira 2024, realizada pela All Running Eventos Esportivos em celebração antecipada ao Dia da Bandeira, comemorado tradicionalmente em 19 de novembro. A corrida, que aconteceu no Campo dos Afonsos, reuniu um público de 18.665 visitantes, entre familiares, amigos e equipes de apoio de cerca de 7 mil competidores e teve como um dos seus objetivos destacar o papel do esporte na integração social e na valorização dos símbolos nacionais, como a Bandeira Nacional, promovendo o civismo e patriotismo entre os presentes. A competição incluiu uma prova de 5 km, que teve início pontualmente às 8h, seguida de uma caminhada de 3 km.

Na categoria masculina, Fabiano Moura dos Santos conquistou o primeiro lugar com o tempo de 15 minutos e 53 segundos. Fabiano destacou que utilizou o evento como parte de seu treino para uma maratona.

“Usei essa prova para melhorar meu ritmo, já que venho de um treinamento de maratona, que é uma prova mais longa. Surpreendentemente, me senti rápido, mesmo treinando para maratona. Vi que minha velocidade está boa”, comentou.

Ele ressaltou ainda a importância do evento realizado no Museu Aeroespacial, especialmente em celebração ao Dia da Bandeira, e destacou que, além do percurso, a organização foi excelente, tornando o evento ainda mais especial.

“Participo dessa prova desde jovem e, sempre que posso, faço questão de estar presente. O ambiente e a organização são ótimos, e o tempo colaborou, com uma leve refrescada quando o sol diminuiu um pouco. Foi perfeito!”, concluiu o corredor, confiante e grato pelo desempenho.

Na categoria feminina, Adriana Linhares surpreendeu ao conquistar o primeiro lugar com o tempo de 20 minutos e 23 segundos.

“Foi uma surpresa. Vim com expectativa de chegar ao menos em quinto, mas dei o melhor de mim”, relatou a atleta.

Ela também destacou a importância de comemorar o Dia da Bandeira através do esporte.

“Acho muito importante. Vejo que o brasileiro, aos poucos, tem deixado de lado essas comemorações, como o Dia da Bandeira e o Dia da Independência. É ótimo ver tanta gente participando e celebrando juntos. O Dia da Bandeira é algo que precisa ser lembrado, especialmente para que as novas gerações conheçam sua importância”, afirmou Adriana, emocionada e orgulhosa por seu desempenho.

O evento também incentivou a participação de atletas com deficiências (PCD), como o corredor Rafael de Souza, atleta deficiente visual, que completou o percurso com o auxílio da corredora guia Neia Senna.

“Foi tranquilo, gostei bastante. É a minha primeira vez participando aqui no Museu, e achei um percurso tranquilo e um evento muito bem organizado”, afirmou Rafael.

Sua corredora guia, Neia Senna, também compartilhou a experiência de participar do evento.

“Correr aqui no Museu Aeroespacial é especial. O clima e o apoio do público fazem a diferença”, afirmou Neia, valorizando o ambiente e a recepção calorosa do público. Ela também ressaltou a rotina de treinos de Rafael. “Ele se prepara diariamente e está sempre bem condicionado”, disse Neia.

A Corrida da Bandeira homenageou, ainda, os corredores com mais de 75 anos, evidenciando o esporte como símbolo de saúde e longevidade. João Batista Barbosa e Julia Ribeiro Mendonça, primeiros colocados nas categorias masculina e feminina dessa faixa etária, celebraram suas conquistas com tempos de 25 minutos e 14 segundos e 25 minutos e 24 segundos, respectivamente.

A All Running e o Museu Aeroespacial já se preparam para a próxima edição, a Corrida de Natal, marcada para o dia 8 de dezembro, mantendo viva a tradição de promover o esporte e o espírito de confraternização entre os participantes.

Fotos e Fonte: Museu Aeroespacial

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

© 2024 Sulacap News

bottom of page