top of page
  • Foto do escritorPriscila Batista Arcanjo

LITERATURAnews | Comece agora o hábito da leitura


No dia 7 de janeiro é comemorado o Dia do Leitor. Neste mesmo dia, em 1928, surgia o jornal “O Povo”. Fundado pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha, teve significativa importância na história da leitura no Brasil. Portanto, esta data foi escolhida para celebrar o Dia do Leitor no nosso país.

Confira uma parte do primeiro editorial do jornal em 7 de janeiro de 1928.

“...É no jornal que o povo encontra o seu pão espiritual de cada dia. O jornal descortina-lhe o mundo, vencendo distâncias. É a lanterna mágica do progresso. É a força propulsora e condutora das massas insatisfeitas, para as grandes reivindicações de seus direitos postergados pela cáfila absorvente dos magnatas de todos os tempos. Quando o povo geme escravo, entorpecido pelas algemas do cativeiro, indiferente à violência paralisante do grilhão, o jornal é o sangue novo, forte e generoso a nutrir-lhe as células dormentes, a despertar-lhe os neurônios amortecidos, a ondear-lhe, nas veias, a torrente vigorosa e enérgica da revolta. O povo precisa de mais gritos que o estimulem, de mais vozes que lhe falem ao sentimento. Eis por que surgimos...”

Além de nos revelar novos horizontes, a leitura contribui para o nosso conhecimento e a nossa capacidade de pensar e agir criticamente na vida.

Para nos inspirar a cultivar o hábito da leitura, vamos ler o que algumas personalidades pensam sobre o assunto.

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” (Bill Gates)
“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” (André Maurois)
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.” (Henry David Thoreau)
“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.” (Joseph Addison)
“O processo de leitura possibilita essa operação maravilhosa que é o encontro do que está dentro do livro com o que está guardado na nossa cabeça.” (Ruth Rocha)

Então não espere mais para começar. Escolha um tema, estabeleça um horário ou entre para um clube de leitura. Comece a ler e viva essa maravilhosa experiência!

Uma boa leitura para todos!


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page