top of page
  • Foto do escritorPriscila Batista Arcanjo

LITERATURAnews | A Literatura Carnavalesca em Verso e Prosa

Apesar de o Ano Novo ter apenas começado, já estamos sendo embalados pelos enredos e pela folia do Carnaval. A origem do Carnaval brasileiro está associada a tradições culturais antigas trazidas pelos colonizadores europeus, especialmente pelos portugueses, e misturadas com influências africanas e indígenas. Devido à magnitude desta festa popular no Brasil, o Carnaval também está presente em obras reconhecidas da literatura brasileira.


Uma delas é o livro "Carnaval” de Manuel Bandeira. Publicado em 1919, este livro é uma coletânea de poemas que explora emoções, anseios e reflexões que permeiam a existência humana através do amor, da perda e da efemeridade da vida. Manuel Bandeira é considerado um dos expoentes da primeira geração do Modernismo. Esta fase literária, que se iniciou em 1922, rompe com as tradições literárias anteriores para refletir a realidade social e cultural do país.


Outra obra reconhecida é o filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos", baseado no livro "Dona Flor e Seus Dois Maridos" de Jorge Amado, dirigido por Bruno Barreto e estrelado por Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça em 1976. A festividade do Carnaval de Salvador é o pano de fundo dos personagens principais e proporciona um contexto vibrante para o triângulo amoroso vivido por eles. Jorge Amado é considerado um dos expoentes da segunda geração do Modernismo.

Este período literário, que se originou em 1930, retoma o romance regionalista e o realismo segundo as concepções modernistas da época.


Além disso, temos o filme "Orfeu", baseado na peça teatral "Orfeu da Conceição" de Vinícius de Moraes, dirigido por Cacá Diegues e estrelado por Toni Garrido e Patrícia França em 1999. O enredo sobre o amor impossível de Orfeu, um compositor de escola de samba, e a jovem e bela Eurídice no contexto do Carnaval do Rio de Janeiro é inspirado na mitologia grega de Orfeu e Eurídice. Vinícius de Moraes também é considerado um dos expoentes da segunda geração do Modernismo e um dos fundadores da Bossa Nova.


Estas obras não apenas refletem a riqueza do Carnaval brasileiro, mas também exploram as complexidades sociais, culturais e humanas presentes neste contexto festivo. Cada uma delas oferece uma perspectiva única sobre a festividade e contribui para a compreensão da influência do Carnaval na identidade cultural brasileira.


Aproveitem agora o clipe de uma das canções do filme “Orfeu”, composta por Caetano Veloso, que nos inspira a acreditar que até mesmo amores de Carnaval podem ser puros, verdadeiros e eternos.



 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Kommentare


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page