top of page
  • Foto do escritorPriscila Batista Arcanjo

LITERATURAnews | As telenovelas e o regionalismo


As telenovelas de maior audiência no país costumam ser com temas regionalistas ou rurais, como Tieta, Salvador da Pátria e tantas outras. Entretanto, por que será que esse fenômeno ocorre se a maioria dos telespectadores é da cidade?


Um dos atores brasileiros mais famosos por personagens regionais, Lima Duarte, explicou o motivo pelo qual esse fenômeno acontece para a Revista Veja em 12/12/93:

“O cotidiano é terrível. Quando o sujeito chega em casa e se despe do trabalho na fábrica, dos ácidos que respirou o dia inteiro, e come seu feijão com arroz, ele não quer ver o seu dia se repetir na tela.”

Ao contrário de outros tipos de romances românticos, o romance regional não seguiu os modelos do Romantismo europeu. Ao invés disso, construiu sua própria identidade e o Brasil passou a conhecer melhor suas diversidades regionais e culturais.


Por isso o remake de um dos maiores sucessos regionais da TV brasileira, Pantanal, será a próxima novela das 9 na Rede Globo. Escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa em 1990, tem como tema principal o amor de Juma e Joventino no coração do Pantanal.

Vem aí: Pantanal! A maior força da natureza é o amor.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page