top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, completa 10 anos com mais de 250 mil atendimentos

Unidade comemora uma década de assistência bem-sucedida à população infantojuvenil no Rio de Janeiro com festa para crianças atendidas e seus familiares

A Secretaria de Estado de Saúde celebra, neste domingo (22), uma década de atendimentos do Hospital Estadual da Criança (HEC), referência em assistência a crianças e adolescentes. A unidade, localizada na Vila Valqueire, bairro da zona oeste da capital, comemora a marca de mais de 200 mil consultas, 50 mil cirurgias e 269 transplantes.

“É um orgulho comemorar o trabalho de excelência dessa unidade, referência em transplantes e tratamentos oncológicos e cirúrgicos na faixa etária de 0 a 19 anos. Temos um time de especialistas que, com um trabalho acolhedor e humanizado, trabalham diariamente para o bem-estar de milhares de crianças e adolescentes do estado do Rio de Janeiro”, disse a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Cirurgias raras e complexas, como a de extrofia de bexiga e a separação de irmãs gêmeas siamesas, fazem parte dessa história. Gerida desde a sua inauguração pelo Instituto D'Or de Saúde Pública, braço social da Rede D’Or. A unidade é um dos três hospitais brasileiros que realiza transplante renal em crianças com menos de 15 quilos e contribuiu para zerar a fila de espera por este tipo de procedimento.

“Este é um momento de celebrar vidas que foram transformadas por meio de um esforço coletivo em proporcionar o melhor serviço em saúde para todos os pacientes que chegaram à nossa unidade. Cada profissional de saúde tem sua importância nessa história em que colecionamos tantos êxitos, salvando e impactando positivamente vidas muito além da assistência convencional”, comenta a diretora executiva do HEC, Heloisa Graça Aranha.

A gestão do HEC obedece a parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde, com metas de qualidade assistencial estabelecidas pelo governo estadual. A unidade é hoje o único hospital público do Rio com certificado nível 03 em Excelência em Qualidade de Serviços Prestados – emitido pela ONA, principal organização nacional que atesta a qualidade dos hospitais.


Aniversário será celebrado com grande evento e vídeo com histórias de sucesso

Neste domingo, 22 de outubro, a partir das 11h, será promovida pela Rede D’Or uma grande festa no Jardim Botânico para comemorar os 10 anos do HEC. Foram convidadas 200 crianças atendidas na unidade para se divertir com suas famílias no parque EcoVilla Ri Happy. A decoração lúdica transformará o local em um grandioso picadeiro com diversas atrações, de acordo com a proposta do próprio ambiente do HEC.


O evento foi planejado tendo como ponto de partida o perfil da instituição de saúde, que proporciona uma experiência única a seus pacientes por meio de ações humanizadas, recreação e pedagogia sempre presentes, além de iniciativas como o projeto “O que importa pra você”, que desde 2016 se empenha a atender desejos dos internados. Os pedidos variam de alimentos a visitas especiais, passando por brinquedos e situações simples, como soltar pipa ao ar livre.

“A criança em tratamento de saúde, quando hospitalizada, perde sua rotina. Deixa de estar com sua família, de frequentar o ambiente escolar, brincar com os amigos. Parece que tudo o que sobra é “dor” e “perda”. Com ações pensadas em proporcionar acolhimento especialmente para este público, ela se sente criança. Mesmo estando em ambiente hospitalar, sente que sua infância é valorizada e sua condição de criança, respeitada. Pintando, brincando, se divertindo, continuam se desenvolvendo.”, explica a psicopedagoga Elaine Marques, responsável pela Pedagogia Hospitalar, que lidera ainda ações de voluntariado e recreação em toda a unidade.
 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page