top of page
  • Foto do escritorJosi̊ Sàldanha

HOLÍSTICOnews | Viver na escassez ou na abundância?


Existe, entre os cristãos, uma interpretação equivocada dos Evangelhos, que denominamos “teologia da prosperidade” e essa interpretação também chegou ao meio holístico/esotérico. Nessa interpretação existe a inversão da máxima: “o espiritual precede o material”, pois o que observamos é uma supervalorização das coisas materiais, mais parecendo uma barganha, um jogo de interesses, que uma espiritualidade sadia.

Muito dessa interpretação equivocada vem da ideia de que abundância é sinônimo de riqueza, luxo, poder. Onde, para ser bem-sucedida na vida, a pessoa necessariamente precisa de muito tudo: dinheiro, casas, roupas caras, carros etc.

Uma das lições que a pandemia nos trouxe e, graças a Deus, muitos entenderam, é que não precisamos de muito para viver. Não precisamos de excessos. Precisamos do suficiente. Se tivermos um pouco de “folga”, que bom, nada mal! Mas precisar mesmo, apenas o suficiente.

Fiz essa introdução toda porque justamente vou falar sobre a escassez e a abundância e espero ser bem clara na transmissão dos meus conhecimentos.

Algumas pessoas (ainda bem que são bem poucas) me procuram para fazer Mapa Numerológico Cabalístico na intenção de “enriquecer”, pois essa é a propaganda corrente sobre essa ciência hermética, nas redes sociais. Eu explico que não trabalho assim, nessa ênfase, pois minha linha de trabalho é espiritual, é a expansão da consciência. Quando estamos com a espiritualidade em dia, “todas as coisas nos são acrescentadas”, conforme as palavras do Mestre Jesus, em São Mateus 6.33.

Dessa forma, trata-se de uma mudança de atitudes, de pensamentos, uma reprogramação do inconsciente. É viver em conexão com nossos mentores espirituais, com nosso anjo da guarda e principalmente com a Fonte Criadora, que é Deus.

Viver na abundância nada tem a ver com “obrigar o Universo a nos dar o que queremos” (frase corrente na “teologia da prosperidade esotérica”). Quem somos nós para obrigar algo tão gigantesco, tão magnânimo, a nos dar seja o que for? Isso parece aula de “como ser uma criança birrenta”. Desculpe se estou frustrando alguém, mas agindo assim, até um espírito trevoso poderá se aproveitar da situação e criar um pacto entre ele e a pessoa que pede.

E não estou dizendo que é errado prosperar, muito pelo contrário! Podemos e devemos nos esforçar para conquistar uma vida sem preocupações financeiras. Mas antes precisamos fazer a lição de casa: reconexão espiritual.

Quando falo em reconexão espiritual não estou me referindo a nenhuma religião especificamente. Como universalista, creio que todas as religiões que pregam o bem, a caridade, o amor a Deus e toda sua criação, são boas, válidas e necessárias. Não seguir nenhuma religião, mas ser a melhor pessoa que se puder ser, com caridade, priorizando o bem-estar social, a preservação do meio-ambiente e se conectando com a sua espiritualidade da forma que lhe for melhor, também está ótimo. Inclusive ser um ateu e viver de forma justa, digna, pensando na coletividade, como a maioria dos ateus vivem, também é super válido (esse último grupo, aparentemente “foge” da minha linha de raciocínio, mas é só aparentemente; contudo, não vou entrar nas explicações dessa situação; deixo a bola pra vocês!).

Quando nos damos conta desse ponto importantíssimo na nossa vida, que é a reconexão com a Fonte Criadora, muitas situações começam a mudar e muitos entendimentos novos nos sobrevêm.

Viver na abundância é ter o suficiente em cada momento da nossa vida e isso é um processo. Muitas vezes parecendo que é lento, mas tudo tem um tempo certo, dependendo do nosso aprendizado, do nível de expansão da nossa consciência, dos nossos resgates cármicos. Ou seja, tudo é um processo e não há como fazer uma mágica e “obrigar o Universo a nos dar o que queremos”!

Muitas pessoas são ricas materialmente e vivem na escassez, na usura, na mesquinhez e, muitas outras são pobres e vivem na abundância, mesmo dentro dos seus limites financeiros. Há também os ricos abundantes e os pobres escassos. Como eu disse, é um processo e depende da nossa conexão com a espiritualidade, da expansão da nossa consciência.

No próximo artigo vou ensinar um mantra para sairmos do padrão de escassez e entrarmos no padrão da abundância. Não é mágica, nem milagre, nem feitiço, é uma afirmação poderosa que nos traz um novo entendimento perante a vida, modificando nosso padrão de pensamento em relação à escassez.

Mas lembre-se: “uma vida espiritualizada faz toda diferença” (frase própria), “o espiritual precede o material” (frase espiritualista) e “buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33 - entenda-se por “Reino de Deus” a espiritualidade, de uma forma geral).

Um grande abraço!

Josi̊ Sàldanha é Numeróloga Cabalista, formada pela ABNC – Academia Brasileira de Numerologia Cabalística, Terapeuta Psicopedagoga Holística, em várias especialidades, afiliada à ABRATH – Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos; Mestre em Reiki Usui Tibetano; Pedagoga formada pela UERJ; Teóloga especialista em Ciências da Religião, pela UNESA, e em Psicanálise e Religião, pela Fundação Simonton – IBMR; Sacerdotisa há 18 anos, com dois livros de reflexões publicados, em parceria, na área de Teologia.

Whatsapp: (21) 99232-4887

Instagram: josisaldanha.numerologia

Facebook: josisaldanhanumerologa

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page