top of page
  • Foto do escritorJosi̊ Sàldanha

HOLÍSTICOnews | O sabão da costa


Existe um sabão, feito com ervas medicinais, muito usado pelas pessoas pertencentes aos cultos afro-brasileiros, cujos benefícios para o nosso dia a dia, são totalmente desconhecidos da maioria de nós. Esse sabão é uma verdadeira riqueza, tanto em benefícios, quanto em praticidade.

Existe uma marca registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial): “Sabão da Costa”, cujos fabricantes garantem que é o legítimo sabão, fabricado de acordo com as técnicas ancestrais africanas, e existem outros “sabões da costa”, também vendidos em lojas de artigos religiosos africanos, cujo nome, geralmente, é “sabão africano” e também o “Dudu Osun”. Há terreiros que fabricam seus próprios sabões da costa, mas a maioria o compra nas lojas mesmo. O nome “da Costa” tem a ver com o seu local de origem: Costa do Golfo da Guiné, no Continente Africano.

Desde 1620 o sabão da costa é utilizado no Brasil e, após a virada do século XX, ele começou a ser comercializado nas lojas daqui do Rio de Janeiro, trazido por um português chamado Cardeal, que sempre ia a países africanos comprar o produto (que vinha embrulhado em palha de bananeira) para vender aqui. Ele também comercializava o “pano da costa”, a “palha da costa” e a “pimenta da costa”. Com a Segunda Guerra, lá pelo ano de 1939, o Sr. Cardeal parou de cruzar o Oceano Atlântico para buscar o sabão e os demais produtos, por motivos de segurança, e as lojas ficaram sem estoque. Tempos depois, surgiu um espanhol de nome Don Fernando Lópes, comercializando o sabão, que já não era mais tão artesanal e vinha embrulhado em um papel verde, segundo relatos da época.

Alguns anos após a Guerra, o Laboratório IFER (bairro Grajaú/RJ – pesquisei, mas não encontrei; não sei se foi vendido ou se mudou de nome), registrou a marca “Sabão da Costa” e passou a produzi-lo em suas instalações. Há outros laboratórios terceirizados pelo Brasil, que também produzem. Trata-se de um sabão feito, hoje em dia, com as fórmulas místicas e secretas dos conhecimentos herméticos dos povos africanos aliados às nossas tecnologias atuais.

Eu super-recomendo o seu uso para os meus clientes e, às vezes, até dou alguns de presente para meus amigos. Ele é muito eficaz para aqueles dias estressantes, cheios de trabalhos, compromissos, aborrecimentos, preocupações, tristezas etc.

No final do dia, quando você já não for mais sair de casa, tome seu banho com seu sabonete, normalmente, e depois passe o sabão da costa no corpo, se enxaguando em seguida. Você pode (e deve) lavar a cabeça, para limpar logo tudo! Não use xampu nem creme no cabelo depois desse banho. De manhã, você poderá lavar novamente a cabeça normalmente, com seus produtos preferidos.

Lembrando que no alto da nossa cabeça, está o 7º Chacra, a moleira, o Ori. É muito importante revitalizar essa parte do corpo, pois é o local de maior conexão com a espiritualidade, com a Divindade.

É muito comum sentirmos uma leveza muito grande depois desse banho e até sonolência, pois todos os “lixos energéticos” são retirados de nós com esse sabão que é um verdadeiro banho de ervas, um banho de descarrego! Só para termos uma ideia, as informações que eu consegui sobre as ervas utilizadas no preparo desse sabão são: nó de pinho, óleo de coco, benjoim, juá, macassá, levante, boldo (tapete de Oxalá), manjericão, saião, capeba (pariparoba), alfazema, alecrim, dracena (pelegum), pitanga, colônia, rosa branca, aroeira, arruda e guiné. A base é de glicerina e água.

E seus benefícios não param por aí, pois o sabão da costa também serve para: combater caspa, cravos, espinhas, manchas escuras, coceiras e fungos no couro cabeludo, sendo, inclusive, bastante eficaz no controle do suor.

Recomendo termos sempre um sabão da costa em casa para ser utilizado sempre que necessário (para aqueles dias difíceis) ou, para tomarmos um banho pelo menos uma vez ao mês. A recomendação de não sair na rua depois do banho é porque ficamos com a aura extremamente limpa e, saindo, poderemos atrair tudo o que for de baixa vibração para perto de nós, acarretando num verdadeiro ataque energético.

Um grande abraço.


Josi̊ Sàldanha é Numeróloga Cabalista, formada pela ABNC – Academia Brasileira de Numerologia Cabalística, Terapeuta Psicopedagoga Holística, em várias especialidades, afiliada à ABRATH – Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos; Mestre em Reiki Usui Tibetano; Pedagoga formada pela UERJ; Teóloga especialista em Ciências da Religião, pela UNESA, e em Psicanálise e Religião, pela Fundação Simonton – IBMR; Sacerdotisa há 18 anos, com dois livros de reflexões publicados, em parceria, na área de Teologia.

Whatsapp: (21) 99232-4887

Instagram: josisaldanha.numerologia

Facebook: josisaldanhanumerologa

Commentaires

Les commentaires n'ont pas pu être chargés.
Il semble qu'un problème technique est survenu. Veuillez essayer de vous reconnecter ou d'actualiser la page.
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page