top of page
  • Foto do escritorEliane Corrêa

GASTRONOMIAnews | Cozinha e comida funcional


É verdade, a gastronomia, ou a cozinha, ou a comida, está crescendo de forma significativa em todos os nichos. Há ainda muitos que acreditam que a alimentação não influencia na vida. Eu diria hoje, que ela influência diretamente, aliás, serei mais forte: influência inclusive no comportamento das pessoas. Está mais além do que, até então acreditávamos ou imaginávamos.


Há uns 3 anos descobri que desenvolvi Fibromialgia = sendo uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando DOR. E para uma pessoa como eu, alérgica a todos os anti flamatórios e analgésicos, comecei a estudar sobre a alimentação que pudesse contribuir para alivio da musculatura, ou seja, alimentos funcionais. E pasme, influencia absurdamente.


Mas também temos alimento funcional para os alérgicos a glúten, ao leite dentre outros.

Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer benefícios à SAÚDE, além, do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas, degenerativas ou não.


Por esta razão, eu fiquei afastada por um tempo aqui, devido a esta doença que hoje me afeta e porque descobri que meu esposo estava com câncer na garganta e eu precisava desse tempo.


Se você apresenta algum problema ligado a esta questão e que eu possa contribuir para uma alimentação focada neste quesito deixo meu contato 21 998294653.


Vou deixar uma receita que como eu, dependo muito de uma alimentação mais objetiva, possa ajudar a todos.


Hoje como está frio, deixo uma Sopa de Abobora com Chia funcional (www.aquinacozinha.com)


• ABÓBORA: 400 g

• CEBOLA: 01 unidade grande (pode ser a roxa)

• ALHO: 01 dente picado

• AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM: 01 colher de sopa (15 g)

• CÚRCUMA: 01 colher de sobremesa ou 5 g

• CHIA: 02 colheres de sopa ou (30 g)

• ÁGUA: 02 xícaras ou 500 g

Ingredientes (3 porções)

Modo de Preparo: corte a abobora e refogue a cebola e o alho no azeite e adicione a abobora, cúrcuma e sal a gosto. Deixe cozinhar até ficar macia. Bata tudo no liquidificador e acrescente a chia e volta à panela para cozinhar mais um pouquinho.


ABÓBORA

Em primeiro lugar a abóbora, ela é rica em vitamina A (importante para uma boa visão, crescimento e desenvolvimento ósseo, integridade do sistema imune, reprodução – espermatogênese, placenta, feto), fibras (que contribuem para saciedade, controle do colesterol, funcionamento intestinal e redução da absorção de glicose), cálcio (importante na formação de ossos e dentes, contração muscular, coagulação sanguínea), fósforo (importante para estrutura óssea, síntese de colágeno), vitamina C (imunidade, cicatrização, síntese de colágeno), magnésio (contrações musculares e transmissão de impulsos nervosos);


CEBOLA

Cebola tem potássio (transmissão nervosa, contração do músculo cardíaco, função renal), prevenção da hipertensão (reduz a pressão arterial), ação anti-inflamatória e antioxidante, ação diurética.


AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM

Azeite rico em ácidos graxos monoinsaturados (elevam o bom colesterol – HDL), prevenção de doenças cardiovasculares, vitamina E (antioxidante – prevenindo a formação de radicais livres, manutenção do tecido epitelial).


CÚRCUMA

Cúrcuma tem ação anti-inflamatória, digestiva, antioxidante (previne a formação de radicais livres), prevenção de doenças cardiovasculares, inibição da proliferação de células cancerígenas.


CHIA

Chia rica em fibras que formam um gel no estômago (proporcionando saciedade, auxiliando na redução da glicemia, melhorando o funcionamento intestinal), ômega 3 (aumento do HDL – bom colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares – aterosclerose, redução do colesterol e triglicerídeos), cálcio, potássio, proteínas, desintoxicação do organismo.

Eliane Corrêa Tel: 99828-4653 Instagram: elianecorrea67

 

O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page