top of page
  • Foto do escritorFernando Pacheco

Fluminense faz valer superioridade e avança para às quartas de final da Copa do Brasil

Tricolor bate Criciúma por 3 a 0 e é o primeiro a avançar para a próxima fase

Fluminense enfim faz valer sua superioridade e vence por 3 a 0 a equipe do Criciúma, no último sábado (31), no Maracanã, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Com os gols marcados por Manoel, Gabriel Teixeira e Luiz Henrique, o Tricolor avançou às quartas de final, sendo a primeira equipe garantida na próxima fase.


O resultado foi mais que o suficiente para a classificação, já que na ida o Flu havia perdido por 2 a 1, no Heriberto Hülse. A vitória serviu também para dar mais


tranquilidade ao trabalho de Roger Machado, que vem de 3 derrotas consecutivas em um momento crucial da temporada.


O jogo:


O Fluminense começou melhor, com gol do zagueiro Manoel em assistência de Egídio, que vinha sido muito criticado nos últimos jogos, logo aos 3 minutos. Após o lance, o jogo ficou morno, com apenas uma chance boa para cada lado, com uma falta de Fellipe Mateus, que foi para fora, e uma finalização de Yago, defendida pelo goleiro Catarinense.

Na segunda etapa, o Flu fez valer a superioridade contra os visitantes e deslanchou: aos 7, fez o segundo com Gabriel Teixeira e dois minutos depois, ampliou com Luiz Henrique, dando tranquilidade para a equipe de Roger Machado. Com a vitória por 3 a 0, os donos da casa apenas administraram o resultado, preservando também as pernas. No fim da partida, Manoel foi expulso pelo segundo cartão amarelo e desfalcará a equipe no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Vitória com os pés dos garotos de xerém:

Se o primeiro tempo terminou com alguma tensão pelo empate no placar agregado do confronto, os “crias” de Xerém resolveram o problema logo no início da etapa final. Primeiro, Gabriel Teixeira recebeu passe de Luiz Henrique para encher o pé e ampliar o placar. Depois, foi a vez de Luiz Henrique ser acionado por Fred e chutar cruzado para fazer o terceiro do Tricolor. Prêmio por avançar de fase: O Fluminense vai faturar R$ 3,45 milhões pela classificação às quartas de final da Copa do Brasil. A equipe campeã do torneio pode receber R$ 56 milhões.

Trechos da entrevista de Roger:

Sobre protestos da torcida: “É mostrar o rumo das coisas, com os números, com as avaliações objetivas e subjetivas do que estamos fazendo, e não perder o foco do que era mais importante. Por mais que as manifestações, legítimas, mostrem uma insatisfação por parte de alguns torcedores, o que a gente trata internamente é sempre manter essa tranquilidade, analisando com outra ótica. Uma ótica mais positiva e realista. A impressão que dá n


esses momentos, sobretudo com as manifestações, é que a decisão já estava direcionada a favor do Criciúma, e nós sabíamos que era bem possível revertê-la. E conseguimos. A gente tenta manter a tranquilidade, que é o foco maior nesses momentos mais tensos.” Recado para torcida: “Penso que convencemos com o resultado. Não vejo que você vai dominar um adversário o tempo inteiro. Mesmo estando duas divisões abaixo. Foi um jogo de características distintas. Maracanã ficou fechado 50 dias para a Copa América e o gramado está horrível. As dificuldades vão aparecer. O que eu gostaria de falar para o torcedor


é que quando a gente tiver a oportunidade de atuar bem tecnicamente e não dar nenhuma chance pro adversário, vamos buscar fazer. Não temos um super time, temos um time competitivo. Não vamos fazer um futebol brilhante, como se imagina que o torcedor mereça ver. Esse grupo se caracterizou por não desistir nunca. O que eu diria é isso, acreditar que é possível sempre, mesmo que em algum momento eles se sintam menos representados dentro de campo. Esse time vai sempre competir até o final.”

Próxima partida:


O Flu volta a campo na próxima terça-feira (3), pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Cerro Porteño-PAR, também no Maracanã. Em Assunção, pela partida de ida, os cariocas venceram por 2 a 0.

Ficha técnica

Fluminense 3 x 0 Criciúma



Local: Maracanã, no Rio de Janeiro Hora: 16h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima-MG

Auxiliares: Guilherme Dias Camilo-MG e Celso Luiz da Silva-MG

Cartões amarelos: Yago Felipe (Fluminense), Manoel (Fluminense), duas vezes, e Samuel Xavier (Fluminense); Fellipe Mateus (Criciúma) e Dudu Vieira (Criciúma)

Cartões vermelhos: Manoel (Fluminense)

Gols: Manoel (Fluminense), aos 3 minutos do 1º tempo; Gabriel Teixeira (Fluminense), aos 7 minutos do 2º tempo, e Luiz Henrique, aos 9 minutos

Fluminense: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago Felipe (André) e Nenê (Ganso); Gabriel Teixeira (Kayky), Luiz Henrique (Lucca) e Fred (Abel Hernández). Técnico: Roger Machado.

Criciúma: Gustavo; Alemão Teixeira (Claudinho), Rodrigo, Marcel Scalese e Hélder; Dudu Vieira, Eduardo e Dudu Figueiredo (Gabriel Henrique); Fellipe Mateus (Maranhão), Hygor (PH) e Marcão. Técnico: Paulo Baier

Imagens: Fluminense/Twitter


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page