top of page
  • Drª Eliane Maria

ESTÉTICAnews | Foliculite pós-barba


Olá pessoal! Hoje vou falar mais especialmente para os meninos sobre foliculite. Claro que as meninas também sofrem com esse mal pós depilação, mais hoje vou falar da tão temida e desconfortável foliculite pós barba.

E o que é foliculite?

A foliculite é uma inflamação do folículo piloso ( local onde se origina o pelo e o sebo que protege naturalmente a pele), causada por bactérias, que se desenvolvem a partir de um desequilíbrio démico. Geralmente é causada por uma bactéria chamada staphylococus aureus ou staphylococuspyogenes.

Quais as causas?

Excesso de suor, raspagens de pelos, fricção, falta de higiene, oclusão por exposição a óleos ou graxas, roupas justas, alterações imunológicas. Cuidado também com hidromassagens e piscinas aquecidas públicas, a água quente e bactérias locais onde não há um controle de nível de cloro e ph, são locais propícios para desenvolver a foliculite de banheira.

Sinais e Sintomas:

· pústulas brancas ou amareladas,

· pelo central e hiperemia ( ou seja, pús e vermelhidão).

· Comichão, pele ardente e dolorosa

Quem tem foliculite?

Crianças e adultos, homens mais frequentemente na barba e mulheres mais na virilha, muitas mulheres sofrem de foliculite nos glúteos.

O que fazer?

Primeiramente, não se deve tentar “espremer” as pústulas ou arrancar os pelos em casa, pois pode piorar o quadro.O ideal e procurar o profissional, de maneira que seja usado recursos e técnicas adequadas para sanar o problema.

Em casa você pode fazer uma boa higiene com sabonetes próprios para sua pele, esfoliantes, géis e cremes secativos e também produtos calmantes...

Tratamento:

O profissional fisioterapeuta, esteticista e perfeitamente indicado para tratar da sua pele ou até mesmo avaliar e indicar nos casos mais graves, tratamento médicodermatológico com uso de antibióticos tópicos e orais etc...

O profissional especialista utilizara de recursos e cosméticos indicados para sua pele,

promovendo uma renovação celular, remoção de pústulas, redução de hipercromias, esfoliantes físicos e químicos, ácido salicílico, argilas, aparelho de alta frequência ( bactericida)...

Em fim...vários recursos, todos com uma análise prévia da pele, para usar o recursos mais indicado para cada pessoa.

Dicas:

Então meninos! Vamos lá!

· Optem por fazer a barba durante o banho, preferencialmente com água quente, pois ajuda a abrir os poros, terminando a barba com água fria para fechar os poros.

· Use sempre lâminas novas e se barbeie no sentido dos pelos com um bom creme de barbear

· Passe um creme ou gel pós barba ideal para sua pele como: agentes cicatrizantes e calmantes

· Esterilize seu aparelho de barbear

Bom! É isso aí ! até a próxima com mais uma curiosidade estética

Dra Eliane Maria é fisioterapeuta

Tel.: (21) 98014-6032

Praça do Valqueire n 27, sala 205

Instagram: elianemaria_fisio_estética

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page