top of page
  • Foto do escritorInforme Publicitário

Energia Solar fotovoltaico, a tecnologia que vem impactando, positivamente, no Brasil e no mundo

Atualizado: 2 de jun. de 2022

Entenda como energia limpa e renovável pode ser capaz de reduzir até 95% no valor da conta de luz e ainda beneficiar o meio ambiente. Especialista da empresa Estatec Energia Solar explica que a nova tecnologia pode trazer benefícios a curto e longo prazo.

Painel Solar instalado pela empresa Estatec Solar, em um Galpão na Estrada do Carvão em Campos dos Goytacazes.

Tão forte e preponderante como a internet, já está claro que o sistema de energia fotovoltaico é a tecnologia do futuro que chegou para ficar. O sol é uma inesgotável fonte natural de recurso, onde aliado a tecnologia fotovoltaica, é capaz de gerar energia renovável, sustentável e saudável ao meio ambiente. E todos nós temos que concordar que isso é simplesmente maravilhoso.

E para intendermos como funciona esse sistema solar fotovoltaico, nossa equipe do jornal O Negócio, conversou com o empresário Ney Lima, Diretor do Grupo Estatec, que explicou como funciona essa façanha de transformar o sol em energia elétrica.

"A energia solar funciona a partir de uma tecnologia que capta a luz do sol para geração da eletricidade. Mas não basta apenas que o consumidor compre o sistema fotovoltaico, ele precisa da criação de um projeto que estuda o local onde vai ser instalado e implementa todo o sistema para que ele funcione captando, com eficiência, os raios solares. Assim, é possível implementar o sistema em residências, empresas e até em propriedades rurais, se tornando uma excelente opção para economizar na conta de luz com o uso de uma energia alternativa, renovável e limpa.”, disse o empresário.

O que acontece no frio?

Uma das principais dúvidas que surgem sobre energia solar é se, durante as estações do ano mais frias, como o inverno e o outono, os paineis solares continuam tendo a mesma eficiência na captação da energia solar. Sobre isso, o empresário disse que a energia solar fotovoltaica funciona de forma diferente da energia solar térmica – aquela utilizada para aquecer a água. A energia térmica depende do calor do Sol coletado pelas placas, aquecendo a água e ou outros fluídos. Já a energia fotovoltaica, para a produção de eletricidade depende da radiação solar – ou seja, da luz do Sol. Ela não depende especificamente do aquecimento das placas.


Como acontece a conversão de desconto de até 95% na conta de luz?

Desde que a ANEEL - Agência Nacional De Energia Elétrica emitiu a resolução nº 482, em 2012, que estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, a implantação de sistemas fotovoltaicos tornou-se mais acessível aos brasileiros. Nessa resolução, a Aneel definiu o sistema de compensação de energia, viabilizando financeiramente a construção dos projetos. A energia gerada pelos painéis fotovoltaicos é instantaneamente entregue à rede elétrica, que devolve à empresa geradora essa energia medida em créditos a serem utilizados em seu consumo.


De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), foi em 2014 que ocorreu a primeira contratação de energia solar de geração pública centralizada. No ano seguinte, o governo brasileiro realizou mais dois leilões, cuja ideia foi fortalecer a expansão da indústria solar no Brasil para uso e para reserva.


Apesar do primeiro efeito fotovoltaico ter sido observado ainda no século XIX, no Brasil, a utilização da energia solar aconteceu no século XXI, com a instalação da primeira usina solar no ano de 2011, no município de Tauá, sertão do Ceará. Além de ser considerada a primeira usina a gerar eletricidade solar no Brasil, também é a primeira na América Latina. Sobre a empresa

Estatec Energia Solar é uma empresa do grupo ESTATEC, especializada em instalações elétricas e implantação de sistema de micro ou mini geração de energia solar fotovoltaica. Desde de 2020, quando a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, a empresa vem acreditando no potencial promisso do segmento. Isso porque, dados dão conta de que o número de imóveis com painéis solares no Brasil chegou a 30 mil, no mesmo ano, sendo Minas Gerais o estado com a maior capacidade fotovoltaica. Logo em seguida, vêm o Rio Grande do Sul e São Paulo. Há uma expectativa muito grande de que até o ano de 2024, o território brasileiro conte com cerca de 887 mil sistemas de energia solar instalados.


Os inúmeros benefícios da energia solar estão conquistando cada vez mais consumidores, aliviando as despesas da população com gastos, muitas vezes, exorbitantes, e diminuindo a carga de operação da matriz energética brasileira, economizando água dos reservatórios das hidrelétricas e reduzindo o uso de termelétricas caras e poluentes, auxiliando na economia do país e preservando o meio ambiente.


Para conhecer mais sobre a empresa, acesse o site: www.estatecsolar.com.br ou no Instagram @estatecsolar. Com apenas uma conta de luz nas mão, você pode solicitar uma análise de consumo e checar se vale ou não apena investir em energia solar.

 

O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page