top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Em dois anos, mais de 350 animais invadem a Transolímpica e geram despesa de hospedagem

A concessionária tem gastado quase R$ 90 mil por mês para pagar lares temporários


Além do risco de acidentes, os funcionários da ViaRio, que administra a Transolímpica, convivem rotineiramente com resgate de animais que entram na via expressa. No ano passado, as equipes da concessionária tiveram 305 casos de animais entrando na pista e em 56% dos casos foram afugentados para fora da estrada. Nesses cinco meses de 2022, 55 animais foram resgatados, sendo que 17 foram encaminhados para abrigo público, 20 foram adotados, um morreu e outros doi devolvido ao dono. Porém, 16 tiveram atendimento médico, veterinário e estão hospedados em lares temporários, gerando uma despesa de R$ 87 mil por mês para a ViaRio.


É crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32. Existem várias condutas que podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros. A pena prevista para isso é de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda dos animais vitimados. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal.


A Secretaria Municipal de Promoção e Defesa dos Animais (SMPDA) é o órgão da Prefeitura responsável por abrigar, planejar e promover a política municipal de proteção animal. A plataforma 1746 ou a conta com o WhatsApp 3460-1746 para quem busca adoção dos animais abrigados na Fazenda Modelo.


A Ronda Sulacap News passou na Transolímpica e fez matéria. Confiram:

 

O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page