top of page
  • Foto do escritorDa Redação

EDITORIAL | Muitos seguidores não significa grande audiência e os números comprovam

Muitas vezes somos procurados por comerciantes e empresários para anunciar em nossas redes sociais. Não é incomum a comparação de valores para publicidade entre páginas da mesma região e essa "pesquisa" de onde melhor anunciar, com menor preço é o comum na busca por economia no investimento. E o primeiro item geralmente utilizado é a quantidade de seguidores, que é um dos principais chamarizes das redes sociais. Mas fica a pergunta: quanto mais pessoas seguem sua marca, mais audiência e público tem, é a métrica mais importante para qualquer empresa? Não é exatamente assim que funciona na prática.

"O número de seguidores que uma página tem não é o principal indicador que deve ser analisado para o sucesso de uma marca. Para medir a eficiência das mensagens publicadas, a empresa deve buscar também por engajamento".

A explicação disso é a oferta de conteúdo, a qualidade do que se posta e oferece. Por isso, o Sulacap News optou por focar todo seu conteúdo em jornalismo local (que alguns conhecem como comunitário), visando mais informações, linha editorial específica, em serviços e ampliação das notícias locais. Isso, por si só, nos tornou diferentes de tantas outras "páginas", porque toda essa produção tem muito engajamento e participação popular, o que acaba por ajudar na publicidade de nossas redes sociais. Ou seja, todos saem ganhando. O público que acompanha as notícias e veem as publicidades, além dos comerciantes e empresários que conseguem ter retorno na publicidade que realizam conosco.


Então, seguidores é bem diferente de engajamento. Segundo a consultoria Nel Patel Brasil:

"Nas redes sociais, o engajamento é a métrica utilizada para medir o quanto o conteúdo de uma marca está, de fato, alcançando sua audiência. Esse indicador informa a porcentagem do público total que está sendo impactado pela comunicação proposta a ponto de interagir com a página"

Existem vários estudos que explicam isso, disponíveis para quem quiser ler e acompanhar, mas que tal uma experiência empírica, com dados, números, informações?


Durante um período, o Sulacap News manteve uma parceria com outra página da zona oeste, com quase 3x mais seguidores, aproximadamente 150 mil seguidores (na época, tínhamos menos de 40 mil seguidores no Facebook). Claro, vamos respeitar a privacidade e manter o nome da página no anonimato. Durante esse período, postamos no mesmo horário uma mesma informação.

No Sulacap News o alcance foi maior (1.347 x 921), assim como o número de curtidas (17 x 11) e compartilhamentos (17 x 8).

No Sulacap News o alcance foi maior (9.786 x 587), assim como o número de curtidas (159 x 3) e compartilhamentos (69 x 3).

No Sulacap News o alcance foi maior (2.222 x 697), assim como o número de curtidas (31 x 1) e compartilhamentos (32 x 1).


Vendo pontualmente os casos acima, passo a passo, percebe-se que mesmo com quase 150 mil seguidores, a página concorrente não consegue alcançar os números que o Sulacap News tem, mesmo com menos de 40 mil seguidores. Ou seja, interesse gera participação/engajamento.


Olhando os números gerais de cada página, a diferença fica ainda mais evidente através dos números. As métricas são fornecidas pelo próprio Facebook e a mensuração abrange 28 dias em períodos de datas diferentes, para alcançar melhor confiabilidade na aferição da audiência.


Percebam que mesmo com seguidores a menos, o Sulacap News consegue ser melhor em todas as métricas, mesmo tendo 3x menos seguidores que a página concorrente.

A função social das "páginas" de bairro é algo indiscutível, mas o trato do conteúdo, a linha editorial, faz toda diferença na hora do engajamento, alcance, participação e efetividade. Por isso, o Sulacap News foca exclusivamente nos bairros de sua abrangência (Sulacap, Mallet, Magalhães bastos e imediações), "cuidando do seu quadrado", podendo ser porta-voz das necessidades dessas comunidades, bairros.


Nossa intenção é não ser "desertos de notícias", que segundo a Atlas da Notícia são locais sem veículos independentes de jornalismo.

Por que isso é relevante? Porque sem jornalismo local, que não possui uma cobertura noticiosa própria, é carente de informações independentes para que sua população possa votar, cobrar os governantes e saber mais sobre serviços, problemas e acontecimentos específicos daquela localidade.

Por isso, o Sulacap News tem linha editorial focada nos bairros, suas necessidades, seu dia-a-dia, seus personagens e artistas, cultura local. E tudo isso, faz com que o engajamento, a procura, sejam um diferencial do Sulacap News, que não é uma "página", mas um portal de notícias locais, com um portal e redes sociais.


Cobramos aos governantes a realização dos serviços públicos com eficiência, valorizamos o comércio local, incentivamos inciativas comunitárias e sociais da nossa região. Esse é o verdadeiro papel do jornalismo local e essa função o Sulacap News cumpre com dedicação, perseverança e profissionalismo.


Por isso, você comerciante e empresário pode nos ajudar anunciando conosco (clique aqui e fale conosco), assim como o seguidor pode realizar uma doação voluntária (clique aqui e saiba como), para que o Sulacap News possa continuar desempenhando esse importante papel social, o do jornalismo local e independente.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page