Da Terra Nascem Os Homens
Uma reflexão sobre a ingratidão dos homens para com o Planeta
Rodolfo Terranova (Poeta e Autor Teatral)
No início é a paixão, o desejo, a vontade de que a vida continue, e pela atração irresistível do amor entre um homem e uma mulher – os dois pólos magnéticos que se atraem avassaladoramente – tem início a gestação de um novo ser, que é alimentado e nutrido com os alimentos que a Mãe-Terra generosamente vai ofertando, via Mãe-Mulher.
Todas as substâncias e nutrientes exigidos para que a nova vida se desenvolva, são ofertados sem perda de tempo até o último segundo da vida no conforto do santuário materno.
O dia do nascimento chega afinal. Começa então um novo sistema de alimentação da nova vida. Agora através do leite materno, fabricado a partir de substâncias fornecidas pelos alimentos tais como cálcio, vitaminas etc etc, até quando o bêbê começa a ter capacidade de digerir pequenas porções de determinados nutrientes leves, e com o passar do tempo vai se tornando uma criancinha com plena capacidade de degustar praticamente todos os tipos de alimentos.
O Sol, a nossa estrela-maior, o líder do nosso sistema planetário, que desde sempre se encarregara de fornecer luz à mamãe, que indiretamente transmitida à sua cria,
continua agora a fornecer sua suave luz e o calor da manhã, que banham o rosto e o corpinho “de sua majestade”, e lhe enche os olhinhos surpreendidos por tantas nuances de luz e de beleza.
E assim surge mais um menino ou uma menina na Terra. Esse processo de alimentação global que o Planeta proporciona a todos os seres que nele vivem.continua até o último segundo da vida de cada ser.
Toda a Natureza numa atitude de generosidade, de amor, doando vida, estimulando-a, protegendo-a dá a todos lições e exemplos a serem imitados, para que o Planeta e a vida continuem.
SURGE O PERIGO!
Porém um dia o homem cresce! Torna-se adulto e nessa fase a ganância ilimitada, a vontade desesperada de ser o maior, o melhor, de dominar tudo e todos aparece! Aí é quando surge o perigo!
O ser que nasceu pequenininho, que não tinha forças para se locomover, nesse instante julga-se o dono do mundo, julga-se com direitos dados por sua própria arrogância e estupidez de se achar o dono do mundo, o senhor da vida, chegando ao ponto de destruir espécies, como tem acontecido e continua a acontecer!
Nesse ponto julga-se, e age de fato como se fosse maior do que o próprio Criador! Não escuta ninguém, muito menos acha que alguém tem direitos! Auto-proclama-se o Imperador! O Senhor da vida e da morte! Ele é o homem! Detém todo o PODER! Ele agora é que decreta como o Planeta tem que ser, quem deve viver e quem deve morrer…
Em nome do Deus- Dinheiro manda cortar as florestas, incendiar as matas, poluir os rios à procura de ouro, matar as baleias, destruir o meio-ambiente, invadir os outros países para
Explorar e ou escravizar outros povos, como desde sempre fizeram todos os Impérios que já existiram na história.
Que coisa incrível! Do berço ao túmulo a Mãe-Natureza dá tudo aos homens. Cria-os e os mantêm, com todos os tipos de alimentos, fornecendo-lhes luz, calor, paisagens belíssimas para encher sua alma de encantamento, rios e mares para lhes fornecer alimentos e se banhar nas suas águas, enfim lhes dá uma belíssima casa cósmica para viver e perenizar a vida, e o que fazem eles, hoje senhores dominantes neste planeta que não é, nem jamais foi sua propriedade? Os predadores humanos retribuem toda essa generosidade, acolhida e amor genuíno, com a radical ingratidão do lixo, da destruição do meio ambiente, com o extermínio das espécies, (o homem nunca criou um mosquito sequer), das guerras de extermínio, e com os conflitos que sempre infernizaram a vida na Terra, e hoje a ameaçam.
A CONFERÊNCIA DE CONPENHAGUE
No ano de 2010 – depois de alertados pelos cientistas, pessoas que estão alarmadas com
A destruição geral do planeta e com as ameaças reais à vida na terra – os Governos do mundo se reuniram em Copenhagen (Dinamarca) – para decidir a tomada de decisões a fim de evitar que as ameaças se tornem mais sérias, com grande alarde.
Pois bem: o que decidiram de concreto? Segundo as informações veiculadas pela Imprensa internacional, o resultado foi uma decepção geral. Os Países ricos, os que sempre poluíram tudo, destruíram tudo, arrasaram com o meio-ambiente e a vida, também através de guerras mundiais, ficaram completamente omissos, interessados apenas em não frear o desenvolvimento econômico, comercial, e não diminuírem os lucros e o consumo nos seus próprios países.
O mais estarrecedor é que nesses próprios países “ a natureza está mandando o seu duro recado, através de tormentas, maremotos, furações, incêndios, enchentes”, e os homens estão fingindo que não estão vendo…
Com o aquecimento da Terra, as Calotas Polares estão derretendo, o nível dos oceanos está subindo e estão previstas inundações em várias partes do mundo.
Já está havendo secas e enchentes como nunca houve, como por exemplos: sul e nordeste brasileiros.
Já está passando da hora de os homens tomarem consciência que nasceram pequeninos, foram nutridos desde sempre e alimentados pela Terra, retiram tudo da Natureza, não são donos de coisa alguma de verdade, apenas pensam e imaginam que são donos..(São apenas hóspedes passageiros do Planeta). Nascem, vivem e morrem enganados…Pensam que viverão na Terra para sempre, e que levarão todas as bugingangas que juntaram quando estavam vivos…mesmo depois de verem tanta gente partir apenas com o seu terno de cerimônia...E tem mais: na Conferência de Copenhagen estava escrito numa faixa dos manifestantes internacionais que foram protestar contra os chefes de estado: NÃO EXISTE PLANETA B! Isto significa que só existe o Planeta Terra. Os outros Planetas, neste vastíssimo Universo, estão à distâncias tão
Incríveis que não dá nem para imaginar! ( As distâncias espaciais são medidas em anos-luz e a velocidade da luz é de “apenas” 300.000 kilômetros por segundo….É preciso portanto inventar logo um veículo que ande a essa velocidade…por enquanto só existem os supersônicos apenas.( A velocidade do som não passa de 300 metros por segundo…)
OS EXEMPLOS DOS ANIMAIS IRRACIONAIS E DOS ÍNDIOS
O animal humano podia pelo menos dar uma olhadinha na Natureza e se espelhar nela…ter pelo menos um pouquinho de gratidão para quem lhe deu tudo, e começar a retribuir com alguma coisa boa para dar uma compensação à vida e ao planeta por tanta maldade, e também abandonar tanta falsa pretensão de ser isso, aquilo, cair na real e passar a se comportar pelo menos como um nobre animal selvagem ou um índio, que vivem no meio da floresta e preservam a vida, mesmo vivendo durante milênios nos seus habitats.
Quando ele compreender que é apenas um homem, passageiro, mortal, que não é dono definitivo de nada, e que não levará um centavo do que juntou, aí começará a desfrutar plenamente a vida, e o Planeta terá uma chance de ter direito a continuar vivo.
Até lá resta aos homens de boa vontade e de juízo de todo o mundo dizer não à ganância, estupidez e irresponsabilidade dos que estão no comando Político e Econômico do Planeta!
É sempre bom lembrar a célebre reflexão do filósofo Emmanuel Kant: “ Duas coisas me assombram nesta vida: as Estrelas no firmamento, e na Terra, a estupidez dos homens”.
NA NOSSA NAVE-MÃE
Rodolfo Terranova
Na nossa nave-interestelar Terra-mãe, Viajamos pelos espaços infinitos Sem fins lucrativos,
A velocidades incríveis E com horários cumpridos À risca; Certo é que seguimos orientação solar -Força e direção da nossa Estrela-Guia,
Nesse passeio cósmico; Nave enorme De vida múltipla e inumerável Água, árvores aos bilhões, Homens, aos bilhões, todos os seres: Tantos Países Tanta riqueza Tanta pobreza Com passagem grátis (A nave não cobra ticket cósmico), Nem reclamações se ouvem Sobre seus perversos filhos (Homens viróticos) Séculos a fio a destruir-lhe Seus mares e rios Suas baleias, Suas entranhas(coisa medonha) Com suas atômicas bombas Subterrâneas…!!!
E-mail: vital_uchoa@hotmail.com
Comentários