top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Comlurb lança manual com passo a passo para montar composteira em casa

A prática permite aproveitar o lixo orgânico gerado em casa transformando-o em um composto extremamente rico em nutrientes para ser usado em plantas

Para celebrar a Semana Internacional de Conscientização Sobre Compostagem (2 a 8 de maio), a Comlurb lançou na última sexta(07) um manual com todo o passo a passo ensinando como a população pode montar sua própria composteira em casa. A prática permite aproveitar o lixo orgânico gerado em casa transformando-o em um composto extremamente rico em nutrientes para ser usado em plantas. O manual foi escrito pelo biólogo especialista em planejamento e gestão ambiental Jorge Tonnera, do Horto LabEA, da Gerência de Pesquisa da Comlurb, um espaço de experimentações metodológicas e de desenvolvimento de soluções para os resíduos sólidos, em especial os orgânicos.

Para facilitar o processo, o manual sugere que seja usada a lixeira doméstica para construir a composteira. Além de ser um objeto de valor simbólico para a Comlurb, é prática e está presente em todos os lares para o acondicionamento de lixo. A partir desse ponto inicial, no modelo proposto, podem ser aproveitados resíduos de jardim, cascas de legumes e de frutas e restos e sobras de comida.

A compostagem gera benefícios econômicos e ambientais, uma vez que a fração orgânica do lixo representa mais da metade de todo os resíduos sólidos domiciliares encaminhados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica, e corresponde a parte de maior custo no tratamento. Além disso, promove a saúde já que o composto gerado permite produzir o nosso próprio alimento orgânico, muito mais saudável do que os contaminados com agrotóxicos.


Composteira:

Compostagem:

Dicas:


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page