top of page
  • Foto do escritorPedro Nascimento

"Cinturão verde" de Jardim Sulacap passa por reflorestamento

Existem seis frentes de reflorestamento acontecendo no bairro

Há anos o Jardim Sulacap busca um caminho para tornar-se mais resiliente e referência em sustentabilidade na Cidade. Projetos de moradores de Sulacap mantêm viva a chama do bairro-jardim. Essas ações de sensibilização socioambiental ajudam na possibilidade dos vizinhos se conectarem e fortalecerem laços afetivos, a recuperação das nascentes, a recuperação dos berços de diversos animais e o aumento da biodiversidade local.


O chamado "cinturão verde" é a área referente aos morros do Cachambi e do Valqueire, que cercam todo o bairro de Sulacap, desde a rua Euzébio de Almeida até a rua Alagoinha. O reflorestamento desta região está sendo realizado pela Gerência de Restauração Ambiental (GRA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) com ajuda de moradores. A SMAC mesmo passando por dificuldades ainda continua realizando o trabalho. Segundo uma fonte, que pediu para não ser identificado, as principais dificuldades que a pasta vem passando são por cortes na Secretaria.

Uma outra ação que vêm ocorrendo, por parte da Prefeitura, é o plantio de árvores, que tem diversos pontos positivos. Um morador falou sobre isso:

Significa várias mudanças positivas e extraordinárias acontecendo no bairro, tais como: o impedimento de invasões em áreas de risco e de proteção ambiental; a redução do aprofundamento das mudanças climáticas em curso; e a redução dos deslizamentos de terra e dos alagamentos repentinos nas partes baixas do bairro, como na Av. Alberico Diniz e na Estrada Japoré.

Os projetos, portanto, mostram não só que a mudança é possível, mas também que já está acontecendo!



Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page