top of page
  • Foto do escritorPedro Nascimento

475 novos policiais militares são formados em cerimônia no CFAP

O evento contou com a presença do governador Cláudio Castro e outras autoridades civis e militares

Nesta quinta-feira (15), uma cerimônia no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - 31 de Voluntário (CFAP), marcou a formação de novos policiais militares do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do governador Cláudio Castro e outras autoridades civis e militares. Os novos agentes aumentarão o efetivo de programas da segurança pública do Estado.


Os 475 novos agentes da Polícia Militar, são os primeiros a se formarem sob o comando do Coronel PM Rubens Peixoto, que assumiu o CFAP em janeiro deste ano. O Comandante que, coincidentemente, comemora aniversário nesta data, fez uma rápida prestação de contas do investimento que o Estado faz ao Centro de Formação:

Quando assumi o CFAP, em janeiro deste ano, encarei a nomeação como missão e diante disso reafirmo meu compromisso com o trabalho, de forma leal e dedicada. O CFAP é uma equipe coesa de oficiais, praças, alunos e funcionários civis. O exemplo, vibração e responsabilidade são as únicas exigências feitas por mim. Dobramos os seguidores de nossas redes sociais, fizemos obras de manutenção primordiais e projetamos para o próximo mês a divisão de ensino mais moderna da Polícia Militar. O CFAP está limpo, arrumado e está em condições de ser visitado, inspecionado e vivenciado.

Além disso, Peixoto disse palavras de incentivo aos novos policiais:

Meus eternos alunos, vocês são merecedores desse momento sublime, onde a emoção se alia à satisfação por esta vitória. Que a força sempre seja empregada de forma correta e legítima. Que a beleza da nossa profissão seja um fator de inspiração diária para o cumprimento de cada jornada e a cada oportunidade de servir e proteger.

Os novos policiais, batizaram a turma de "Sub Tenente Assumpção", nome em homenagem à um dos policiais mais antigos do CFAP e que serve de referência para toda a corporação. Assumpção faleceu em dezembro do ano passado. Sua filha e esposa receberam homenagens dos formandos. O Sub Ten Assumpção também dá nome ao Campo de Parada, o local onde ocorreu a formatura e ocorre outras cerimônias diárias no CFAP.


O evento contou com autoridades do Estado Maior da Polícia Militar, além disso autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, também marcaram presença. Entre eles, o governador Cláudio Casto, que comemorou a formação de mais uma turma:

Sinto orgulho por cada um dos senhores e das senhoras que não desistiram, mesmo em meio a dificuldade. Talvez esta seja a turma que mais teve que usar a palavra perseverança, entre todas que já foram formadas nesse Centro. Além de terem vindo de um concurso que onde tiveram que esperar por muito tempo, tiveram o curso mais longo e tiveram que enfrentar o maior desafio dos último tempos, que é a pandemia do Covid-19

O governador disse também a importância dos novos alunos para aumentar o efetivo dos programas de segurança mais recentes, como Bairro Seguro, Cinturão de Divisa e Patrulha Maria da Penha:

O programa Cinturão de Divisa é revolucionário, ele surge para acabar com o "enxugar gelo", o que colocava a vida do nosso policial em risco. A Política de Segurança não atacava um dos verdadeiros problemas que são as armas e drogas que entram pelas nossa estradas e rodovias. O programa Bairro Seguro nos trás o orgulho de ter uma polícia mais próxima, mais humana e provando cada dia a mais o seu valor diminuindo dia após dia os índices de criminalidades. Outro programa importante que esses policiais irão fortalecer, é a Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida, nos cabe junto com a Polícia Civil um trabalho de proteção e preocupação com as nossas mulheres.

A previsão é que neste ano ainda, duas turmas terminem o curso e sejam formadas: uma em agosto e outra em dezembro.


Veja como foi a cerimônia de formatura da turma Sub Tenente Assumpção:








Fotos e vídeos: Pedro Nascimento/Sulacap News

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page