Campo dos Afonsos sedia Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico com a participação de nove países
- Da Redação

- há 3 dias
- 2 min de leitura

O Brasil sedia o 61º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico, competição que integra o calendário oficial do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). A cerimônia de abertura ocorreu, nesta sexta (7), no Complexo da Força Aérea Brasileira (FAB), localizado no Campo dos Afonsos (RJ). Essa edição reúne atletas militares de alto rendimento das Forças Aéreas da China, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Lituânia, República Tcheca, Suécia, Ucrânia e Brasil, país anfitrião. As provas exigem precisão, velocidade, resistência e habilidades específicas aplicadas ao contexto aeronáutico, como desafio de basquete, esgrima, evasão (pista de pentatlo militar e orientação), natação com obstáculos e tiro com pistola de ar. O evento, que segue até 13 de novembro, é coordenado pelo Ministério da Defesa (MD), por meio da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), vinculada à Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd) do MD. O Secretário da Sepesd, Idervânio da Silva Costa, e o presidente do CISM, Coronel Nilton Gomes Rolim Filho, entre outras autoridades, participaram da cerimônia de abertura.

Para o Presidente da CDMB, General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, sediar esta competição esportiva militar, projeta o Brasil internacionalmente.
“Conduzir esse campeonato é muito relevante, e tenho certeza de que será um evento coroado de êxito. O Brasil desfruta de um status e de um prestígio junto ao CISM desde sua filiação, em 1954. Estamos mais atuantes, o que é expressivo para o MD, para a CDMB e para o nosso país, porque o CISM é o segundo organismo internacional multiesportivo com mais filiados no planeta. Estarmos fortes nesse organismo é importante para consolidarmos a relevância do nosso país no cenário internacional”, destacou.

Durante a cerimônia, foi realizada a imposição da Medalha do Mérito do CISM, concedida pelo corpo de diretores do Conselho às instituições e personalidades que se destacaram na promoção do desporto nas Forças Armadas. Receberam a honraria, no grau Cavaleiro, as Comissões Desportiva Militar do Brasil (CDMB), de Desportos da Marinha (CDM), do Exército (CDE) e da Aeronáutica (CDA), além de 12 personalidades civis e militares.
Na sequência, 13 militares das Forças Armadas foram condecorados com a Medalha Star of Sports Merit (Estrela de Mérito Desportivo), em reconhecimento às conquistas obtidas em campeonatos mundiais militares promovidos pelo CISM.
A Comissão Desportiva Militar do Brasil é responsável pelo planejamento estratégico, organização e execução do desporto militar, promovendo a integração e o alto rendimento dos atletas das Forças Armadas. Coordena a participação de militares atletas brasileiros em competições internacionais e desenvolve o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) e o Programa do Paradesporto Militar de Alto Rendimento (PPMAR), ambos do MD, que têm contribuído para as conquistas do país em eventos como os Jogos Mundiais Militares, Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos.
Fonte: Ministério da Defesa
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
















Comentários