Alexandre Madruga
BRT terá iluminação especial para marcar o Outubro Rosa
Campanha ainda inclui exposição sobre o câncer de mama na estação Taquara, em Jacarepaguá
O BRT Rio iniciou nesta quinta-feira (01), a participação na campanha do Outubro Rosa. O objetivo é chamar a atenção de passageiros e colaboradores sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Durante o mês, três estações estarão com iluminação rosa: Parque das Rosas, no corredor Transoeste, e Rede Sarah e Santa Luzia, no corredor Transcarioca. Quem passar pela estação Taquara poderá conferir a exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil”, do INCA. Parque das Rosas, Santa Luzia e Rede Sarah foram reformadas e recuperadas pelo BRT Rio para dar mais segurança e conforto aos passageiros. Entre as melhorias, as estações receberam nova iluminação, que em outubro ficará no tom rosa para lembrar a todos como a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama são fundamentais para a cura da doença. Além disso, aqueles que passarem pela estação Taquara terão a chance de acompanhar a exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil”, que aborda aspectos históricos, médicos e culturais com foco no câncer de mama e nas ações para o seu controle no Brasil. Foi elaborada no âmbito do projeto "História do Câncer - atores, cenários e políticas públicas", uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o INCA.
Segundo informações do Inca, este é o tipo de câncer mais frequente entre as brasileiras, com 60 mil novos casos por ano. Desse total, 28% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis, como a praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
“O BRT Rio busca sempre estar em sintonia com questões relevantes do dia a dia dos nossos passageiros e colaboradores. E nesse momento em que há uma percepção maior sobre os cuidados com a saúde, realizar a campanha do Outubro Rosa em nosso sistema é essencial para conscientizar a população sobre algo tão importante para a saúde das mulheres”, explica o presidente executivo do BRT Rio, Luiz Martins.
Comments