top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

BRT leva exposição sobre câncer de mama para a estação Taquara

Três estações coloridas complementam a campanha do Outubro Rosa

A fim de conscientizar os passageiros sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a campanha do Outubro Rosa no BRT Rio está com uma exposição informativa sobre o tema na estação Taquara, no corredor Transcarioca. A mostra “A mulher e o câncer de mama no Brasil” foi elaborada no âmbito do projeto "História do Câncer - atores, cenários e políticas públicas", uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o INCA. 

A exposição ficará na Taquara durante todo o mês de outubro, abordando aspectos históricos, médicos e culturais com foco no câncer de mama e nas ações para o seu controle no Brasil. Quem conferir a mostra vai aprender mais sobre os seios na arte, os mitos e lendas em torno dele, o seu papel para a religiosidade e a função dos seios como símbolo da emancipação feminina.


Os primeiros relatos da doença foram feitos pelos egípcios e gregos na Antiguidade. E com base em imagens e gravuras, a exposição traça um amplo panorama e fala sobre os primeiros passos da cirurgia, a evolução das formas de tratamento e os meios diagnósticos existentes atualmente.


De acordo com dados do Inca, este é o tipo de câncer mais frequente entre as brasileiras, com 60 mil novos casos por ano. Desse total, 28% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis, como a praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Se diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada e com qualidade as chances de cura do câncer de mama são de 95%.


Para complementar a programação do Outubro Rosa e chamar a atenção da população, três estações do BRT Rio que foram reformadas ganharam iluminação especial: Parque das Rosas, no corredor Transoeste, e Rede Sarah e Santa Luzia, no corredor Transcarioca. Elas ficarão “rosas” durante todo o mês.

“O BRT Rio busca sempre estar em sintonia com questões relevantes do dia a dia dos nossos passageiros e colaboradores. E nesse momento em que há uma percepção maior sobre os cuidados com a saúde, realizar a campanha do Outubro Rosa em nosso sistema é essencial para conscientizar a população sobre algo tão importante para a saúde das mulheres”, explica o presidente executivo do BRT Rio, Luiz Martins.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page