top of page
  • Foto do escritorPedro Nascimento

Bangu lança uniforme para 2021 e o simbolo do castor retorna ao peito

Outros detalhes importantes compõe o uniforme do único clube da Zona Oeste a disputar o Campeonato Carioca

O Bangu Atlético Clube lançou nesta segunda-feira (01), seus novos uniformes para a nova temporada de 2021. O evento aconteceu em uma loja no shopping do bairro, antigo local da Fábrica Bangu, onde ocorreu a fundação do clube em 1904.


A grande novidade foi o retorno do símbolo castor ao peito, que nas últimas temporadas estava em um local mais discreto, na parte de baixo da barra da camisa. O simbolo faz referência ao seu mascote e ao maior patrono do clube, o Castor de Andrade. Castor de Andrade até hoje é considerado o maior bicheiro que existiu no Brasil. Nos anos 1980, foi considerado como o segundo homem mais rico do país. Castor ficou famoso pelo seu jeito carismático e por ser um bicheiro "correto", ajudava os moradores do bairro e não deixava que o tráfico de drogas se envolvesse com os seus negócios. Castor foi o principal patrocinador do Bangu na sua época de ouro, o clube chegou a jogar a final do Campeonato Brasileiro de 1985, que acabou perdendo para o Coritiba nos pênaltis. O nome do Castor de Andrade voltou aos holofotes após o lançamento de uma séria da Globo, contando a história do contraventor.

Outras elementos importantes foram as implementações de duas estrelas de prata, que representa os títulos estaduais de 1933 e 1966. Uma estrela de ouro, também foi colocada, que representa o título do torneiro de New York em 1960, que segundo historiadores, torcedores e o próprio clube, pode ser considerado como mundial, pois envolvia os principais clubes do mundo na época, mas não é reconhecido pela Fifa.

Além disso, a frase "o futebol nasceu aqui" foi escrita na barra da camisa, que remete à teoria de que a primeira partida de futebol aconteceu no terreno da antiga Fábrica Bangu, atualmente o Bangu Shopping. Segundo historiadores, o escocês Thomas Donohoe, que ganhou uma estátua no terreno do shopping, ao imigrar para o Brasil, trouxe consigo a primeira bola de futebol e as regras do esporte que já era febre na Europa. Instantaneamente se tornou uma paixão entre os proletários da fábrica, que anos depois, em 1904, fundaram o Bangu Atlético Clube. Tal fato teria acontecido antes mesmo do paulista Charles Miller, que é popularmente conhecido como pai do futebol. Por se tratar de acontecimentos do início do Séc XX, é difícil de precisar ao certo quem foi o real fundador, mas se levar em consideração os registros históricos, o paulista é o real "pai" do futebol.

O Clube, que foi Campeão Carioca em 1933 e em 1966, tem grande expectativas para o Campeonato Carioca 2021. Tendo um elenco com remanescentes da temporada passada, que disputou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D, os dois sem grandes exibições. Porém o fato de ter um grupo que já se conhece pode ser um diferencial positivo para o alvirrubro. O gigante da Zona Oeste inicia sua trajetória no estadual na próxima quarta-feira (03), contra o Macaé.


O novo uniforme pode ser adquirido de foram online no site da fornecedora do clube. Para mais informações, acesse aqui


Fotos: Caio Almeida /Bangu A.C.

Pedro Nascimento /Sulacap News

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page