top of page
  • Foto do escritorPedro Nascimento

Autoridades fazem vistoria em praças de Sulacap, a pedido da associação de moradores

Atualizado: 11 de fev. de 2021

Secretário do Meio Ambiente, presidente do Parques e Jardins e o Subprefeito da Zona Oeste conheceram as praças do bairro, que mais necessitam de atenção no momento

Nesta quarta-feira (10), os principais representantes da pasta do Meio Ambiente da Prefeitura compareceram ao Jardim Sulacap para conhecer as demandas e ações ambientais promovidas por moradores no bairro. As praças Mário Saraiva, Quincas Borba, Dom Helder e Nuno Roland tiveram vistoria e receberão serviços como paisagismo, replantio, manutenção de brinquedos e grades, restauração de chafariz e capina.


Atendendo aos pedidos feitos pela Associação de Moradores de Sulacap (AMISUL), de acordo com as reclamações que recebeu ao longo dos últimos meses, compareceram Eduardo Cavaliere, secretário do Meio Ambiente, Fabiano Carnevalo, presidente da Fundação Parques e Jardins ; Edson Menezes, subprefeito da Zona Oeste.

A solicitação da visita foi feita por Renata Almeida, presidente da AMISUL, em reunião no último dia 2 de fevereiro, com o subprefeito. Além disso, um outro pedido que foi atendido, era a presença de moradores nas reuniões.


Antes das visitas nas praças, aconteceu uma breve reunião no auditório do Galpão Comunitário. Na introdução, Renata comemorou a visita das autoridades e falou sobre a importância das lideranças locais serem ouvidas:

Nós já realizamos um trabalho durante muitos anos, mas é um trabalho voluntário e organizado pelo próprios moradores. Queremos estar juntos da prefeitura para que façamos um trabalho em conjunto para o bem do nosso bairro. Um dos problemas que tivemos na outra gestão (Marcelo Crivella), foi de não ter a oportunidade de sermos ouvidos. Nós é que conhecemos o bairro e vemos as demandas que chegam pra gente no dia a dia.

Ainda no início da conversa, foi lembrado o fato do prefeito do Rio, Eduardo Paes, ter um contato de longa data com a associação de moradores, quando ele ainda era secretário de Meio Ambiente, do então prefeito César Maia. Edson Menezes, lembrou também que o prefeito fez uma visita ano passado, em época eleitoral, e se comprometeu em atender os pedidos dos moradores:

O Prefeito sempre veio até aqui e tem uma longa história de amizade com esta associação. A Renata, que é a atual presidente, ficava nas redes sociais nos chamando para vir. Conseguimos marcar uma agenda, até porque o Prefeito veio na época de campanha e assumiu uma carta-compromisso que se fosse eleito estaria atendendo as demandas da região. Nós como Subprefeitura estamos aqui, uma das demanda era relacionado às pastas de Meio Ambiente e Parques e Jardins.

Após a conversa no Galpão, as autoridades saíram para fazer vistorias pelo bairro. Logo na praça Mário Saraiva, em frente a sede da associação, foi notado por Fabiano Carnevalo da necessidade de um replantio de árvores. Entretanto, para isso acontecer, depende de uma constante regagem. O subprefeito disse que entraria em contato com a Cedae para tentar viabilizar a ação. Além disso, foi visto que há falta de lixeiras (papelaria) na praça, porém o secretário de Meio Ambiente informou que não há em estoque este tipo de item e que receberia nas próximas semanas uma nova remessa.

Em seguida, as autoridades foram em direção à praça Quincas Borba. Ao chegarem lá se depararam com o alambrado do campo de futebol caindo (foto abaixo), com sérios riscos de deixar vítimas, até mesmo fatal, caso caia sobre alguém. Imediatamente, o subprefeito disse que irá entrar em contato com o setor de Conservação da Prefeitura para arrumar. No local também foi visto restos de mato que foram roçados, mas não foram retirados, a Comlurb seria acionada.

Logo depois, eles visitaram a Horta Comunitária (vídeo abaixo), que fica localizada na mesma praça. Ao chegarem lá, todos ficaram impressionados com a organização, amor e empenho no trabalho voluntário feito pelos moradores. Eduardo Cavaliere, Secretário do Meio Ambiente, disse que tem muito interesse em ajudar e investir com equipamentos e com conhecimentos de agrônomos.

Na praça Dom Hélder foi o cenário mais "crítico" e que terá uma ação direta mais rápida. Eduardo Cavaliere e Fabiano Carnevalo viram que necessita de um plantio imediato de árvores e arbusto. À pedidos da Renata Almeida, Edson Menezes disse que irá atender a demanda da colocação de grades ao longo do meio-fio, para impedir que crianças acabem indo para Estrada do Catonho. Também no local, o Subprefeito gostou dos 'foodtrucks' que ficam na praça e disse que realizará uma reunião com os comerciantes locais para tentar viabilizar a regulamentação. Outra ação que irá acontecer, será a mudança de local da Academia da Terceira Idade, foi um consenso entre as autoridades que o local que está atualmente é ruim, outro local será escolhido para melhor realocar os equipamentos.

Já na praça Nuno Roland, foi visto que necessita de reparos como manutenção de brinquedos, revitalização do chafariz, manutenção das lâmpadas dos postes, manutenção dos bancos de cimentos, reparos na Academia da Terceira Idade e poda das árvores

No final das vistorias, as autoridades avaliaram toda a situação e gostaram de comparecer à Jardim Sulacap. Para Edson Menezes, a interação com os moradores é essencial para entender as principais necessidades do bairro:

Em menos de duas semanas depois de ouvir as solicitações da AMISUL, reunimos a Secretaria de Meio Ambiente e a Parques Jardins para uma vistoria nessas quatro praças. Sabemos que existem outras praças e outras prioridades também e, na medida do possível, vamos resolver todas as solicitações

Segundo o secretário de Meio Ambiente, a pasta tem mais de dois mil chamados em andamento que não foram atendidos na gestão passada.

Temos 40 dias de governo e estamos trabalhando muito para atender todas as solicitações antigas e as que chegam até nós diariamente

Através de vídeos as autoridades se pronunciaram para selar a visita ao bairro.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page