top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

ARTIGO | Igreja evangélica inaugura uso de cinemas da Zona Oeste em Bangu e Jardim Sulacap

Ir na celebração religiosa era enxergar in loco, como seria o início de uma nova igreja no bairro

Os shoppings de Bangu e Jardim Sulacap agora são anfitriões de uma igreja, especificamente nas salas de cinema da Cinesystem na Zona Oeste, que tiveram as salas ocupadas nos dias 3 e 10, respectivamente. Os cultos da Igreja Luz Às Nações (ILAN) serão sempre nas manhãs dos domingos às 10h. Estive na inauguração da ILAN Sulacap, no último domingo (10), para conhecer essa nova experiência de uso de salas de cinema para manifestações religiosas. Para quem não conhece, a ILAN tem 22 anos de vida e tem como pastor sênior, Philip Murdoch e a esposa, pastora Renée Murdoch.

Ir na celebração religiosa era enxergar in loco, como seria o início de uma nova igreja no bairro, mais uma das tantas evangélicas da região, mas que certamente para se destacar das outras, teria que fazer algo mais, além claro, de estar usando uma sala de cinema. Inclusive, como a ILAN soube usar os recursos da sala. Um telão propiciava todo tipo de vídeos institucionais e motivacionais, numa sincronia quase que perfeita, abusando do recurso audiovisual gigantesco em mãos. E a produção, merece todo tipo de elogios.

Deixei o carro no 1º andar do estacionamento e subi de elevador. Ao sair dele na praça de alimentação, o andar do cinema do Parque Shopping Sulacap, me deparei com jovens a cada esquina com placas tipo "Que bom que você veio", "Vem" e "Você está prestes e viver algo incrível". Com essa recepção, certamente os tantos convidados sentiram-se confortáveis. Não se pode deixar de falar da educação e gentileza, com "bom dia" de sorrisos abertos e com a tradicional saudação cristã "a paz", com muitas caras felizes. Sim, era um ambiente saudável.

Entrando na sala de cinema, que frequento rotineiramente, é diferente ver a intensa movimentação das equipes de produção. Não vimos isso quando vamos ver um filme, mas a ILAN tornou a sala 1 da Cinesystem Sulacap numa igreja, que tinha ao fundo e embaixo do telão a banda protocolarmente posicionada um ao lado do outro, com todos instrumentos e cantores. Torres de iluminação e equipamentos ficaram estrategicamente posicionados, sem atrapalhar o trânsito intenso dentro da sala, que praticamente ficou lotada (capacidade de 254 lugares), como na Cinesystem Bangu, uma semana antes, quanto teve 330 pessoas.

Contagem regressiva na tela, pontualmente às 10h começa o show. Sim, um show. Uma mega banda coloca o ritmo lá em cima. Definitivamente, depois de subir escadas para se assentar numa confortável poltrona, tem que guardar fôlego para quem gosta de dançar. E os presentes, definitivamente, cantaram bem alto e dançaram. A acústica perfeita do cinema não deve ter deixado o som "vazar" para o lado externo. Obviamente, o telão acaba sendo outro show a parte, pois além das letras, abusa das imagens flutuando entre cores, céus e paisagens. Bem, você se sente numa discoteca, mas nesse caso, numa discoteca cristã.

No pouco mais de 1:30h de evento, a pastora Renée Murdoch abriu o culto e Philip Murdoch ficou com a palavra, contando a história do que o fez abrir a igreja, que já contou ao Sulacap News numa reportagem de 29 de junho passado. Carioca da gema do Rio Comprido, Philip é inteligente e carismático, mas não deixa de divertir a platéia com contos da vida. Por fim, os pastores Rafael e Rachel, responsáveis pela ILAN Sulacap, foram apresentados e daqui para frente, são os responsáveis pela igreja no bairro.


A igreja parece não querer parar no cinema. Claro que o contrato com a Cinesystem deve ter um prazo de validade, mas ficou evidente que a ILAN quer se firmar no Jardim Sulacap e não será surpresa se sair do cinema e abrir uma igreja física na região.


Foco, organização e empolgação não faltam à Igreja Luz Às Nações. E, pelo visto, parece que veio para ficar.


O jornalista Alexandre Madruga foi convidado para inauguração da ILAN Sulacap.

 

O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page