top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Alunos da Orquestra da SME lançam vídeo com tema de Toy Story em comemoração ao Dia das Crianças

Música "Amigo, Estou Aqui", do popular desenho infantil, ganhou um arranjo especial

A Secretaria Municipal de Educação faz uma criativa homenagem à garotada nesta segunda-feira (12), em comemoração ao Dia das Crianças . A Orquestra Virtual, do Programa Orquestra nas Escolas da SME, lança em seus canais oficiais (veja a lista abaixo) um videoclipe da música “Amigo, Estou Aqui” (tradução de You’ve Got a Friend in Me) tocada por alunos-músicos da Orquestra de Flautas Rivadávia Corrêa, sob a regência da professora Alessandra Alexandroff Netto. Tema do filme Toy Story (1995), a canção foi escrita por Randy Newman, com arranjo original de Doug Clyde. A letra fala sobre o valor da amizade, o que é muito importante de valorizar nestes tempos de pandemia.

A professora conta que foram os próprios alunos que escolheram a música por ter marcado a infância de todos. Para ela, gravar esse vídeo com seus alunos flautistas tem um significado muito importante.

"Poder comemorar esse dia com festa é muito bom! Alimenta sempre a criança que mora em nossos corações. A família das flautas, da soprano à baixo, faz todo o diálogo musical. Cremos que crianças de todas as idades irão amar essa música", disse.

Para a flautista Rebeca Santos Pellufa, de 12 anos, o Dia das Crianças é uma data que representa felicidade. Segundo ela, tocar a música que é tema de um de seus desenhos favoritos é muito simbólico, principalmente neste contexto de afastamento social.

"Sempre fico ansiosa pelo Dia das Crianças, porque em todos os anos têm sido muito divertido e sempre brinco bastante. Essa data representa, para mim, o dia da nova geração da humanidade, da qual faço parte. Tocar essa “Amigo, Estou Aqui” me faz lembrar que não estamos sozinhos, principalmente agora, durante a quarentena", disse.

A irmã de Rebeca, Yngrid Santos Pellufa, de 15 anos, também é flautista do Programa Orquestra Nas Escolas e vai participar da gravação.

"Quem não se sente feliz ouvindo “Amigo, Estou Aqui”? E ainda mais no Dia das Cianças? Quando éramos menores, Rebeca e eu tínhamos uma expectativa imensa sobre esse dia. Nós adorávamos comer muitos doces. Sempre, nessa data, montávamos os saquinhos cheios de balas, paçoca, e muitos outros doces com nossa família. Sentimos muitas saudades de tudo isso".

A Orquestra Virtual foi criada pelo Programa Orquestra nas Escolas para promover apresentações musicais em que os alunos tocam e cantam de suas casas, sob a orientação de professores e maestros. Cerca de 200 alunos, integrantes de orquestras e coros, já participaram do projeto, tocando músicas como “Amanhã”, de Guilherme Arantes, “Aquarela”, de Toquinho, “Preta Pretinha”, de Moraes Moreira, “Enquanto houver sol”, dos Titãs, entre outras. O Programa Orquestra nas Escolas é patrocinado pela Uber e pela Ternium por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para assistir ao vídeo da Orquestra Virtual tocando Amigo estou aqui em:

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page