top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Aeronáutica se pronuncia sobre terreno abandonado que faz moradores andarem pela rua, em Jardim Sulacap


Há anos os moradores do Jardim Sulacap reclamam, principalmente os que precisam atravessar a calçada do terreno na esquina das Ruas Fernandes Sampaio com Bárbara Heliodora. Além do terreno, a calçada abandonada impedem a travessia de pedestres, que muitas vezes precisam andar na rua para chegar ao principal centro comercial do bairro, por conta do mato que toma conta de todo espaço. Por muitas vezes, a Comlurb atua indevidamente no local, uma vez que a manutenção do passeio (calçada) é de obrigação do proprietário, segundo a Lei Orgânica do Município.


Nossa reportagem foi atrás do proprietário, a Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAe), e cobrou do por que do estado atual do terreno e calçada. Nessa terça-feira (12), a Força Aérea Brasileira (FAC) respondeu e informou que o respectivo terreno foi adquirido pelo Comando da Aeronáutica, por meio da Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAe) em dezembro de 2022, e que, após o o registro de imóveis do terreno em 2023, a CFIAe passou efetivamente a ter responsabilidade administrativa e patrimonial da área.

"Ciente das responsabilidades de conservação do terreno e do entorno, a autarquia federal iniciou as tratativas oficiais com o município do Rio de Janeiro para viabilizar o manuseio da flora no local, em atendimento à legislação ambiental municipal. Para isso, foi necessário solicitar um estudo dos impactos ambientais e a autorização da Fundação de Parques e Jardins para remoção de árvores na área em questão. A autorização foi emitida em novembro de 2023", informou a FAB por nota.

A FAB ressaltou que está em curso o processo licitatório que dará suporte às ações de limpeza e manutenção no terreno e que o objetivo é que, até o fim desse ano, o imóvel esteja totalmente dentro das normas municipais.


Sobre a grande poça d'água que sempre se forma na esquina, a Secretaria de Conservação informou que enviará uma equipe ao local, esta semana, para vistoriar, verificar se há bueiros obstruídos na via e programar o serviço necessário para sanar o acúmulo d'água.


Confiram como está atualmente o terreno, e o entorno:









ERRATA: Ao contrário do que afirmamos anteriormente, a quem cabe multar por falta de manutenção em calçamento é a Secretaria Municipal de Conservação e não a Comlurb. Pelo nosso erro, pedimos desculpas

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page